Internet Segura

Como usar a internet com segurança

A internet sem dúvida é uma ferramenta que simboliza praticidade, pois proporciona experiências positivas como compras online, entretenimento, pesquisas, acesso a informações e uma interação rápida entre os usuários. Além do uso pessoal, a internet é imprescindível para o crescimento e estabilidade das corporações no mercado.

Com a tecnologia ganhando um espaço cada dia maior na vida das pessoas, podemos afirmar que praticamente todas as empresas ou ao menos um departamento de cada empresa utiliza a internet para realizar suas tarefas diárias. Há inúmeras vantagens encontradas nessa ferramenta que deixa o mundo e o mercado de negócios progressivamente mais conectados, listamos as principais utilidades que podem trazer mais credibilidade e produtividade para a sua companhia:

Comunicação

Hoje existem diversos serviços de e-mails e aplicativos que ajudam a gerenciar a rotina empresarial. Além de ser ferramentas práticas possibilitam um trabalho mais rico por meio de uma comunicação rápida e eficiente entre funcionários, equipes e o próprio mercado de negócios.

Sistemas de gestão empresarial

Existem também diversos programas que trabalham de modo integrado facilitando o serviço e a gestão de diversos departamentos de uma única empresa. O sistema de gestão de empresarial, também conhecido como ERP, é ideal para melhorar a estratégia do seu negócio e ter uma visão geral de tudo que acontece em apenas um clique.

Atendimento qualificado

É possível dar suporte junto com um atendimento mais qualificado e eficiente ao cliente com chats integrados no próprio da site da empresa. Esse tipo de serviço provoca uma interação maior com o usuário por meio de canais que possibilitam uma comunicação de mão dupla, além de dar credibilidade à sua empresa por se mostrar sempre disponível a atender a necessidades e sugestões dos clientes.

Principais funcionalidades da Internet para sua companhia.

É preciso usar a Internet com cuidado

Por mais que a internet seja algo prático e que facilita a vida de muitos é preciso utilizá-la com cautela, pois da mesma forma há algumas desvantagens e prejuízos que o uso inadequado pode trazer ao seu negócio. Hoje muitas empresas sofrem por ataques virtuais, e para quem não sabe estes ataques têm como principal objetivo acessar informações e dados sigilosos das organizações.

Uma pesquisa feita pela FIESP aponta que 59% dos ataques cibernéticos atingem a área financeira das corporações. 46,2% do alvo desses ataques são empresas de grande porte por terem informações sigilosas, sendo assim 96,4% dessas empresas investem em ferramentas de segurança e sistemas de bloqueio contra esses ataques. Consequentemente 60% das empresas atingidas são de pequeno porte por não usufruem de serviços de segurança ou por utilizarem serviços vulneráveis e desatualizados.

A pesquisa também apontou que 23,5% das empresas não sabem se já sofreram algum tipo de ataque, pois na maioria das vezes eles acontecem de modo discreto e são quase imperceptíveis. No entanto, algumas empresas se tornam vitimas devido a falta de normas, regras e treinamento para as equipes, visto que 53% das empresas não exigem que os funcionários troquem de senha periodicamente e 47% não monitoram os e-mails enviados.

É preciso usar a Internet com segurança

O que as empresas devem fazer?

Pode parecer um pouco difícil ter controle sobre o uso da internet e se prevenir de alguns males provocados pela mesma, porém, é possível afirmar que a falta de práticas e regras internas contribuem para o aumento dos ataques. Embora há um investimento de grandes indústrias em programas de bloqueio como antivírus, apenas 40,1% aplicam normas internas, enquanto 21,2% investem em treinamentos dos funcionários com o uso da internet.

O ideal é que as empresas adotem práticas e normas sobre o uso da internet, facilitando assim a produtividade e o desempenho da equipe. As normas servem para esclarecer e estipular o que é permitido na empresa, em muitas companhias o uso da internet é restrito apenas para fins corporativos, impossibilitando o acesso em sites de compras e entretenimento, redes sociais e e-mail pessoal.

O treinamento para os funcionários também é um ponto que merece mais destaque nas empresas, já que investir em conhecimento nunca é demais. Assim é possível alertar a equipe sobre os perigos que muitas vezes parecem inofensivos e orientá-los sobre a maneira mais correta e ética de usar a internet dentro da empresa.

 

Uma solução simples para acessar a Internet com segurança

Como já dizemos algumas empresas precisam ter consciência e mudar os hábitos de uso da equipe com a internet. Mas além da reeducação da equipe, existem programas específicos que ajudam prevenir e bloquear toda e qualquer ameaça virtual que possa afetar seu negócio.

Levando em consideração que grande parte das mensagens que chegam no seu correio eletrônico corporativo são considerados spams, alguns podem não apresentar sinais de perigo e justamente por esse motivo precisam de uma atenção redobrada. Muito provável que você já tenha recebido um e-mail com um link direcionado para um site nada seguro, e basta um clique para malwares se instalarem na sua máquina danificando seu computador e acessando dados da sua corporação.

Algumas empresas investem em soluções de segurança, mas muitas ainda utilizam apenas os serviços básicos de bloqueio oferecidos pelo próprio servidor de e-mail. Estes por sua vez atendem apenas a necessidade primária que é impedir que o spam chegue até sua caixa de entrada, entretanto uma solução antispam completa oferece muitas outras funcionalidades que vão além de bloquear uma mensagem indesejada.

Uma das principais vantagens da URL Proxy é o alerta de segurança da mensagem.

A URL Proxy por exemplo, também conhecida como redirecionamento seguro, é uma função atrelada ao antispam que muitos desconhecem. Proxy é um termo utilizado para definir os intermediários entre os usuários e o servidor, em outras palavras tem como função principal conectar o computador à uma rede externa.

Quando se trata de correio eletrônico a URL Proxy é configurada como uma nova camada de proteção, fazendo com que o navegador ao invés de tentar conectar diretamente ao endereço de destino contido na mensagem passe por um caminho. Nesse caminho é possível detectar os detalhes da URL que deseja acessar e enfim saber se o link te levará à uma página segura.

Uma das principais vantagens de utilizar a URL Proxy é o alerta de mensagem. Esse alerta tem como objetivo conscientizar o usuário sobre a segurança da página destino, isto é, toda vez que você abrir um e-mail e clicar em qualquer link, automaticamente receberá um aviso mostrando o destino original que esse atalho pretende te levar.

Além desse alerta listamos outras funções do redirecionamento seguro que vão manter seu ambiente corporativo ainda mais protegido:

  • Segurança contra ataque de phishing
  • Mensagens alertando para não fornecer dados confidenciais
  • Educa os usuários sobre legitimidade do site
  • Lista atualizada de URLs conhecidas como tentativa de phising

Sendo assim as empresas devem utilizar a internet e seus benefícios sempre ao seu favor, mas sempre com medidas de proteção para garantir um trabalho eficiente e com alta produtividade. Reeducar a equipe e usufruir das diversas funcionalidades que softwares de segurança apresentam, é a maneira mais segura e assertiva de trabalhar com a internet corporativa.

 

 

Fontes: FIESP / PEGN / IT Forum 365