tecnologia cloud computing

Tudo sobre a tecnologia cloud computing

Você já parou para pensar o quanto a tecnologia tem evoluído ao longo dos anos? A computação em nuvem talvez seja um dos melhores exemplos para falarmos desse progresso, já que 9 em cada 10 empresas já se renderam a praticidade e vantagens do cloud computing.

Muito provável que a computação em nuvem não seja mais nenhuma desconhecida no mundo dos negócios, principalmente no mercado de TI. Porém, ainda existem empresas que não cederam às suas funcionalidades, talvez porque precisam se aprofundar e saber mais sobre o tema, ou até mesmo porque alguns ainda duvidam da sua segurabilidade.

De um modo rápido podemos dizer que a computação em nuvem nada mais é do que acessar arquivos e realizar tarefas pela internet , a qualquer hora ou lugar, sem a necessidade de estar conectado a um computador pessoal ou servidor local. Em outras palavras é a praticidade e economia de tempo para o seu negócio, visto que é possível compartilhar recursos que facilitam sua rotina como redes, servidores, aplicativos e serviços.

5 principais características do cloud computing

Para entender entender melhor separamos as 5 principais características do cloud computing:

1 Autoatendimento: você não precisa de uma interversão humana para realizar suas atividades, seja ela qual for, todo e qualquer mecanismo tem total disponibilidade na nuvem.

2- Acessibilidade: os serviços e ferramentas na nuvem podem ser acessados em qualquer hora ou lugar por meio de smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos móveis.

3- Recursos: existem grupos de recursos que facilitam no momento de atender as demandas dos clientes, de modo dinâmico e economizando o tempo de serviço da equipe.

4- Elasticidade: as ferramentas são infinitas e variam de acordo com sua necessidade, permitindo adaptar os recursos de acordo sua demanda de serviços

5- Serviço: o usuário paga somente pelos recursos que usarem.


Afinal por que usar a tecnologia cloud computing?

Ok, já falamos sobre o conceito dessa tecnologia, mas será que isso é suficiente? Será que tudo isso se resume apenas em praticidade e economia?

O cloud compunting pode estar presente em diversos momentos e vai muito além da praticidade. Podemos dizer que flexibilidade e segurança são ótimos adjetivos para explicar o que a nuvem pode trazer ao seu negócio.

A flexiblidade fica por conta das adaptações, ou seja, se molda conforme as suas necessidades, facilitando a parte de desenvolvimento já que existem ambientes prontamente disponíveis e adaptados para suas tarefas. Sendo assim, a computação em nuvem não necessita de uma infraestrutura física, mão de obra e tempo, o que pode ser visto com uma das principais vantagens.

No entanto, mesmo que algumas pessoas questionem esse ponto, a segurança é o benefício que mais merece destaque nessa tecnologia. O armazenamento de arquivos, recuperação e backups entram no quesito segurança, contando também com acessibilidade em qualquer interface web, além da alta disponibilidade que simplifica sua rotina empresarial.

Armazenamento de arquivos, recuperação e backups entram no quesito segurança


Quais são os tipos de computação na nuvem?

Existem 3 tipos de computação na nuvem que variam de acordo com a necessidade de cada usuário.

  • Software como um serviço (SaaS): são ferramentas hospedadas em uma infraestrutura na nuvem que podem ser acessadas por uma interface.
  • Plataforma como serviço (PaaS): além da infraestrutura oferecem mecanismos e soluções que facilitam o gerenciamento de tarefas e implementação de recursos.
  • Infraestrutura como serviço (IaaS): servidores virtuais que disponibilizam todos os serviços de acordo com a necessidade da sua empresa.

Segurança na nuvem

Como falamos acima, a segurança é o principal benefício de se trabalhar na nuvem, porém, lembramos que outras ferramentas dentro da sua corporação também precisam de segurança. Todos nós sabemos que e email é uma das principais ferramentas de comunicação para o seu negócio e mantê-lo seguro é primordial.

Você deve estar se perguntando o que email seguro tem a ver com cloud computing, não é mesmo? Digamos que ambos estão totalmente ligados, mas para entender o motivo dessa ligação precisamos falar sobre o início de tudo. Toda essa história de email seguro na nuvem começou com a empresa Postini, aliás você conhece essa história?

Postini foi a primeira empresa a oferecer serviços de antispam na nuvem. Fundada em 1999 por Shinya Akamine, Gordon Irlam, Brian Maggi e Scott Petry na Califórnia. Em 2005 operavam dez datacenters e forneciam soluções antispam para 4.200 empresas com 6 milhões de usuários finais.

Mas em 2007 teve uma mudança de destino e foi vendida para a Google, que 5 anos depois anunciou o o fim de todos os serviços Postini. Mesmo depois do fim, a empresa ainda é lembrada como um marco importante no segmento de TI e pioneira de soluções de segurança na nuvem.

Contudo, vale lembrar que com todo esse avanço de tecnologia, hoje estar na nuvem não é suficiente. Ter tudo em suas mãos, trabalhar com praticidade e acessibilidade é maravilhoso, mas é preciso de um diferencial e medidas seguras para trabalhar.

Antispam SaaS Unodata

A Unodata, que é especialista em segurança de e-mail também oferece a modalidade cloud para proteger o email da sua empresa. Por meio de uma solução SaaS, o usuário pode gerenciar suas contas pela interface web e criar as regras de acordo com sua necessidade.

“Toda organização que se preocupa com a qualidade da comunicação por email precisa de uma ferramenta antispam” - Eder Miranda, CEO da Unodata Antispam.

Quando falamos em qualidade de comunicação estamos falando enviar e receber mensagens sem empecilhos. Listamos abaixo os pré-requisitos que uma boa solução antispam deve ter:

  • Nunca descartar nenhuma mensagem importante
  • Não perguntar “deseja enviar?” , mas sim: “Deseja receber?”
  • Permitir interação com o usuário final
  • Se adaptar às preferências de casa usuário/ administrador/ políticas de cada empresa
  • Filtrar mensagens que saem
  • Informar o que aconteceu em cada mensagem (logs)
  • Licenciamento flexível
  • Escalabilidade e clusterização

No entanto, quando falamos de antispam na nuvem, fora os requisitos acima, as vantagens vão além de garantir a segurança do seu correio eletrônico e entregabilidade das suas mensagens. No caso do antispam SaaS Unodata o grande diferencial é o suporte imediato, que tem total disponibilidade para resolver toda e qualquer solicitação, contando também com uma implementação simples que não exige o menor esforço, tempo e espaço do cliente.

Quem usa o Antispam SaaS Unodata ?

Há 11 anos no mercado a Unodata vem garantindo a segurança dos emails de grandes corporações como a Senac, uma das principais instituições de ensino de São Paulo e inGaia (I-Value), especialista em tecnologia e ferramentas de gestão imobiliária. Além de outras empresas nomeadas no Brasil como a Tok & Sotk e a constutora Even.

Recentemente o Hospital São Domingos também optou em utilizar o antispam SaaS. O Hospital além do filtro de entrada, que é serviço básico de segurança, ainda trabalha com os serviços de filtro de saída e archiver.

Quer fazer como essas empresas e garantir a segurança do seu email na nuvem? Fale com um de nossos especialistas.