4 vantagens importantes do recurso de auditoria interna na empresa
O cumprimento de normas e regulamentações deixou de ser uma meta no mundo de TI e passou a ser um requisito para o funcionamento das companhias nesse ramo.
Cada vez mais tem sido clara a necessidade da implantação de medidas que combatam comportamentos antiéticos nas organizações. É nesse sentido que surge a discussão sobre a importância da auditoria interna na empresa — um tema que ainda deixa colaboradores confusos.
Pensando nisso, preparamos este post em que explicaremos melhor a importância dessa atividade e os benefícios que ela proporciona à empresa. Quer saber como isso ocorre? Então continue a leitura e descubra!
Por que é importante realizar a auditoria interna na empresa?
A auditoria é uma maneira estratégica de gerenciar os processos do negócio, já que permite a identificação de potenciais riscos e eventos que possam vir a prejudicar a empresa.
O principal objetivo desse processo é melhorar o nível de confiança dos clientes e usuários, além de evitar esquemas ilegais e fraudes dentro do negócio.
De maneira geral, uma auditoria é um processo de grande utilidade quando o objetivo é a melhoria da administração da empresa, já que, por meio dela, são desenvolvidas técnicas para a otimização de tarefas e planejamento de atividades que visem à segurança de dados de parceiros, clientes e da própria companhia.
Vale ressaltar, ainda, a importância de realizar uma auditoria interna periodicamente. A ideia é que esse processo seja encarado como uma ação preventiva, já que sua adoção traz diversos benefícios para o negócio — que explicaremos a seguir.
Quais são as vantagens desse procedimento?
Após compreender a importância da realização desse processo, confira agora quais são as principais vantagens em implantar esse procedimento na empresa.
Prevenção de fraudes
A auditoria interna é uma das melhores formas de melhorar o nível de confiabilidade dos processos de um negócio. Isso se torna uma vantagem para todas as relações que a empresa mantém — desde clientes até colaboradores, parceiros e fornecedores.
Isso se dá por conta da maior transparência, característica que deixa claro a todos os envolvidos que a organização está comprometida com a qualidade, segurança e eficiência dos seus processos.
Conferência de políticas
Semelhantemente, o cumprimento das definições e políticas internas é algo que deve ser levado a sério, deixando de ser uma meta para ser a regra. No processo de auditoria, esse cumprimento é analisado e os gestores podem observar de perto o que precisa ser ajustado.
Resolução de problemas
Ao analisar todos os controles, políticas e normas da empresa, a equipe de auditoria consegue detectar problemas — tanto existentes quanto potenciais — que possam colocar o negócio em risco.
Portanto, essa é uma das melhores formas de evitar prejuízos e, quando não evitar, minimizar os danos causados. Nesse sentido, vale lembrar que problemas que demoram a ser resolvidos tendem a se tornar cada vez maiores, prejudicando ainda mais o negócio. Portanto, é fundamental dar atenção ao processo de auditoria.
Otimização da tomada de decisões
A capacidade de tomar decisões inteligentes é um aspecto fundamental para o sucesso de um negócio e a auditoria contribui diretamente para isso, uma vez que oferece uma visão externa da empresa.
Isso permite que seus gestores contem com mais um ponto de vista — especializado, vale lembrar —, garantindo uma maior cobertura de cenários e otimizando notavelmente a tomada de decisões.
Por fim, vale notar o quanto esse procedimento auxilia na identificação e monitoramento do trabalho dos colaboradores, não apenas eliminando as brechas para fraudes internas, mas também auxiliando esses profissionais a entregarem o melhor do seu trabalho.
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