You are currently viewing 3 motivos para usar a ferramenta Cloudally

3 motivos para usar a ferramenta Cloudally

3 motivos para usar a ferramenta Cloudally

Quando pensamos em dados, estamos falando do DNA de muitas empresas, afinal é sua grande massa de dados próprios ou de terceiros que compõe sua trajetória e o que são. Essa identidade não se configura somente por sua confiabilidade ou tempo de mercado. Há uma relação e história por trás de sua trajetória, erros e acertos, até que chegasse ao local em que está. Obviamente leva tempo para conseguir se posicionar no mercado, para ter esse legado é necessário trabalhar com a ferramenta certa e que essa ferramenta transmita essa segurança aos clientes, mantendo seus dados e informações seguras.

Mas, imagine que você trabalha com uma plataforma instável, que não proporciona a segurança adequada para seus próprios dados e nem permite o restauro granular de determinado arquivo. Esse tipo de situação pode atrapalhar seus processos e construir uma imagem negativa sobre a sua empresa.

Entendo que, quando falamos em uma solução, é crucial avaliar diversos elementos antes de bater o martelo, fazer uma pesquisa de mercado, avaliar diferenças, prós e contras, além de valores e custo-benefício.

Nesse artigo falaremos quais os pontos de relevância para se ter segurança em arquivos na nuvem e qual a melhor ferramenta para Backup deles.

Antes de entrarmos nesse assunto, é crucial entender: Por que preciso de um Backup em nuvem?

Primeiramente vale ressaltar que segundo o Gartner:  Presumir que os aplicativos SaaS não exijam Backup é perigoso, o que em outras palavras significa a perda permanente de dados que são vitais para organização, essa perda pode ser por diversos elementos desde propositais ou por descuido humanos, podendo ser por malwares, erro humano, intenção maliciosa, erro de sincronização ou mesmo interrupções.

As empresas inclusive recomendam o uso de Backup de terceiros, a própria Microsoft aponta: “Se você deseja oferecer suporte à recuperação de mensagens por mais de 30 dias, precisará usar um serviço de terceiros para o backup… A restauração pontual de itens de caixa de correio está fora do escopo do serviço Exchange Online”, outro exemplo de casos como esse é o próprio Google que diz em seus termos: “Você tem um tempo limitado a partir do momento em que os dados foram excluídos permanentemente para restaurar arquivos e mensagens. Depois disso, os dados desaparecem para sempre.”

Quando não nos precavemos em relação a nossos dados, colocamos dados críticos em risco, refletindo sobre o assunto, vale ressaltar que auditorias e a própria LGPD exigem capacidade de recuperação demonstrável, deixando explícito inclusive e claro no artigo 32 “Ter capacidade de restaurar a disponibilidade e o acesso aos dados pessoais em tempo hábil no caso de um incidente físico ou técnico”

Mas o que deve ser levado em consideração quando escolhemos o provedor de Cloudbackup afinal?

Pesquisa de mercado:

Não escolha a primeira solução que você encontrar pela frente, somente com a intenção de se enquadrar na LGPD ou para ter um Cloudbackup. Lembre-se, uma pesquisa de mercado te proporciona uma visão sistêmica do que você precisa vs o que a ferramenta pode oferecer. Esse simples exercício de eliminação por necessidade, já elimina boa parte das soluções, em segundo lugar é necessário avaliar o que a solução te proporciona, ou seja, seus benefícios e porque não dizer suas limitações também, dessa maneira você terá uma régua para aquilo que melhor irá lhe atender.

Essas diferenças são essenciais para determinar qual melhor solução se encaixa as necessidades da sua empresa, afinal cada organização tem uma dinâmica de trabalho, uma massa de dados e período em que precisa de Backup. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher.

É de fundamental importância pontuar que valores, são sim importantes na hora da escolha, no entanto, mais do que o valor, é um ponto chave validar qual é o custo-benefício, ou seja, aquela solução vale o meu investimento de acordo com o que me oferecerá?

Esses elementos são importantes e facilmente identificáveis, isso porque nem toda ferramenta vale o que oferta, então se é para ter uma solução qualquer, é melhor não ter. Você não faz ideia das dores de cabeça que uma solução inadequada para seu cenário pode ocasionar.

Para solução de Cloudbackup temos o Cloudally e aqui seguem 3 razões para implementá-lo em sua empresa:

  1. Economia:

Empresas que tem um datacenter próprio para fins de resguardo de dados acabam investindo infinitas vezes mais do que se tivessem optado por uma solução em Nuvem. Obviamente não é qualquer solução que vai atender sua dinâmica e necessidade, ou mesmo, terá um orçamento o qual é possível custear, então é necessário avaliar não só a economia da migração de dados para a nuvem em si, como também da solução escolhida.

Além disso é importante identificar o grau de confiabilidade e segurança que a solução apresenta, o Cloudally, por exemplo, tem o certificado IS 27101 e atual segundo a LGPD, além de possuir segurança pela Amazon S3 Secure Storage e AES-256 Encryption.

2. Flexibilidade:

A solução ideal para o seu cenário é aquela que é compatível, em outras palavras, flexível para sua necessidade. Um ponto muito importante é que ela tenha a opção de um Backup granular, para que caso você tenha uma grande massa de dados, você possa encontrar exatamente aquilo que deseja e baixar.

Outros dois elementos essenciais para uma solução é um sistema de Disaster Recovery. Para que seja possível uma recuperação dos dados em caso de uma invasão ou evitar erro humano com intenções maliciosas é sempre bom ter cópias em mais de um lugar e limitar os acessos com uso de verificação em duas etapas ou criptografia.

Uma solução flexível é aquela que pode atender uma pluralidade de SaaS e que permite a escolha do usuário pelo local e horário de Backup. Soluções como a da Cloudally, levam todos esses elementos em consideração, além de permitir a centralização desses dados em uma única conta.

3. Produtividade:

Muitas empresas trabalham diariamente com uma massa extensa de dados, o que afeta sua produtividade por deixar sistemas lentos com a carga de arquivos no próprio computador, além do risco da perda desses arquivos.

Por isso, é necessária uma solução que lhe permita um espaço de armazenamento de acordo com sua rotina de trabalho, que seja simples e não exija impactos nos processos de produção.

Quer entender melhor os benefícios e como essa solução pode te auxiliar no dia a dia? Clique aqui e agende um bate papo com nossos especialistas.