A computação em nuvem e seus benefícios

5 minutes to read

Até muito tempo atrás a computação em nuvem era considerada uma tendência inovadora, mas Andy Jassy apontou que a computação em nuvem é o “Novo Normal”’. Podemos constatar então que a cada dia mais empresas se renderam a nuvem e tornaram esse mecanismo uma realidade em seu cotidiano.

O conceito em si tem uma amplitude muito abrangente, mas somente pra contextualizar de maneira simples, a computação em nuvem é o acesso de arquivos de maneira geral por meio de uma rede que não é necessariamente seu computador.

Como essa tecnologia funciona?

Vamos trazer um exemplo bastante simples, quando você salva arquivos no drive ou em Dropbox, quando efetua pagamentos através do baking, quando insere fotos em suas mídias sociais você está realizando tudo isso no que nomeamos de nuvem.

Outro exemplo que pode ser estabelecido é, pense um pouco sobre o serviço de email, quando ocorre a troca de mensagens entre endereços, esse e-mail não se mantém armazenado em algum lugar sua máquina, ele ficará armazenado em algum servidor que pode estar localizado em qualquer parte do mundo, ou seja, estará em um grande banco de dados na nuvem.

Então este serviço não tem nada de novo em nossa rotina, só nunca nos demos conta ou paramos para analisar deste modo.

A maioria das empresas hoje em dia já trabalha com seus produtos e sistema de maneira online, não havendo necessidade de compra de servidores, isso porque ainda nem falamos sobre a facilidade e custo mínimo com todo o aparato e instalação.

Aqui mostrarei algumas das vantagens da utilização da computação em nuvem:

  • Redução de custos:

Uma das grandes vantagens e senão a melhor é que no serviço de computação em nuvem, você só paga por aquilo que utiliza.

Há algum tempo, se caso uma empresa optasse pela utilização de um software de gestão robusta, seria necessário comprar os próprios servidores e realizar a instalação.

Isso incluiria também adquirir uma licença e desenvolver um grande banco de dados. Não podemos esquecer do serviço terceirizado, pois é necessário um serviço altamente especializado. Então, colocando isso na ponta do lápis você deve imaginar que custará caro.

Uma alternativa bem viável para essa problemática é a tecnologia da computação em nuvem, que acaba sendo menos custosa do que manter um servidor próprio. As empresas “alugam” a capacidade de hardware durante um determinado período de tempo, pagando apenas pelo recurso que utiliza e tempo de utilidade.

Claro que isso também é válido para empresas que necessitam de recurso de software, ao invés do tempo e custo que teria com a instalação de um servidor inteiro, basta investir no fornecimento de um sistema em nuvem. O sistema tem instalação rápida e quando falamos de micro estâncias a velocidade de funcionalidade é consideravelmente um ponto a favor dessa tecnologia.

  • Qualidade e eficiência

Uma grande vantagem é a flexibilidade, pois através desse recurso você pode optar por aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia a hora que desejar, com apenas alguns cliques, simples e ágil.

O que quero dizer é que conforme o crescimento de sua empresa, ao invés de focar na compra de um servidor inteiro, na nuvem você pode ampliar seu espaço e ter todo os recursos de servidor de forma fácil.

Além de tudo um software na nuvem (Saas) tem métodos de automação que garantem a disponibilidade, mesmo com uma grande taxa de tráfego e acessos.

  • Tecnologia de ponta:

Um outro excelente ponto a dizer é que independentemente do tamanho da empresa, até mesmo as de pequeno porte podem ter acesso à tecnologia de ponta.

Pois desembolsar recursos financeiros para um sistema de gestão sofisticado está praticamente fora de cogitação em empresas pequenas.

Essa equidade de acordo com a necessidade de cada empresa só é possível porque cada empresa paga por aquilo que utiliza, então dessa forma todos saem ganhando.

  • Software como serviço:

Vale ressaltar que através da tecnologia em nuvem, você pode sim “alugar” um espaço que lhe atenda como servidor, assim como pode alugar um software para atender uma ou mais áreas especificas de sua empresa sem que você tenha que configurar nada.

Essa tecnologia evita processos burocráticos e demorados, tempo de instalação e de atualizações, pagamentos excessivos e etc.

Outro ponto positivo é que caso você deixe de utilizar a ferramenta, basta parar de assinar o serviço, isso cessará a funcionalidade deste sem cobranças, taxas, juros ou amarrações contratuais. Quando falamos em redução de custos, esse é um ponto bastante relevante a se considerar.

Você pode conferir melhor como toda essa tecnologia funciona com especialistas no assunto de segurança de dados e serviços de email, empresas como a Unodata.  Temos um suporte totalmente humanizado e eficiente, com um time disposto e aberto a conversas e negociações, disposto a solucionar os problemas. Venha conferir e esclarecer suas dúvidas com quem entende do assunto, teremos satisfação em um bate papo com você!

Você também pode gostar