You are currently viewing As melhores práticas para reduzir os custos da Nuvem da AWS

As melhores práticas para reduzir os custos da Nuvem da AWS

Quais são as melhores práticas para reduzir os custos da Nuvem da AWS? De acordo com a Canalys, a Amazon Web Services (AWS) detém cerca de 32% da participação no mercado de Nuvem em 2021, tornando-se um importante player no setor. Embora os usuários tenham uma ampla variedade de opções com a AWS, essas escolhas podem muitas vezes ser confusas se não possuir internamente um especialista em Nuvem. Essa perplexidade impacta o ROI desejado para a organização. Independente do orçamento, toda organização que opta por serviços em Nuvem precisa de um plano de gerenciamento de custos. Aqui estão algumas dicas de como este artigo o ajudará a reduzir seus custos de AWS:

  • Modelos de preços AWS
  • Métodos para economizar custos de Nuvem
    • Excluir EBS
    • Elimine Instâncias obsoletas
    • Opte por níveis inferiores de S3
  • Como o Centilytics pode ajudar
    • Recursos Rightsize
    • RIs / Planos de economia
    • Recursos de agendamento
    • Rastreamento de desperdícios

A primeira etapa para controlar os custos da Nuvem é entender os modelos de preços da AWS oferecidos por padrão. A AWS oferece três opções de preços, vamos entender essas opções:

  1. Pay-As-You-Go: A AWS oferece esta opção para mais de 160 serviços em Nuvem, dando aos clientes a opção de pagar pelos serviços individuais que optam, independentemente do tempo, compromissos a longo prazo, ou questões de licenciamento. No entanto, o modelo torna-se muito caro a longo prazo e deve ser optado apenas para picos inesperados
  2. Pay Less by Using More: Divididos em camadas, os descontos de alto volume proporcionam aos clientes custos mais baixos para utilizações mais elevadas. A única desvantagem deste modelo é o temido “lock-in”; ao optar por mais serviços, as organizações ficam limitadas apenas aos serviços AWS para descontos mais significativos.
  3. Save When You Reserve: AWS fornece duas variações em instâncias de reserva, Instâncias Reservadas (RI) e Planos de Economia. Os clientes podem optar por períodos fixos de um ano ou três anos, dependendo dos serviços escolhidos e receber grandes descontos nos custos. O problema com este modelo é que os clientes têm de pagar pelos serviços por que optaram, independentemente de os utilizarem ou não.

Estas opções fornecidas pela AWS são exercidas por quase todas as organizações que trabalham sob o seu ecossistema, mas muitas vezes estes modelos não produzem os resultados esperados. Além disso, existem muitas outras soluções que podem ajudar os clientes a alcançar uma economia de custos superior. Neste artigo, discutiremos algumas soluções que os clientes podem optar e levar a sua economia na Nuvem para o nível a mais.

Para além dos consoles e serviços oferecidos pela AWS, tais como Billing and Cost Management Console, AWS Cost Explorer, AWS Budgets, AWS Trusted Advisor, Amazon CloudWatch, etc., é possível também introduzir algumas das melhores práticas para garantir o gerenciamento das suas contas na Nuvem. Vamos compreender estas boas práticas com detalhes:

  • Delete volumes do Amazon EBS

Qualquer organização que opte por serviços em Nuvem precisa sempre acompanhar os volumes da Amazon Elastic Block Store (EBS). O EBS funciona como soluções de armazenamento local em block-level, que podem ser anexadas a instâncias EC2 separadas. Amazon EBS são extremamente flexíveis, e podem ser modificados dinamicamente com base na capacidade IOPS provisionada. O PBE está dividido em duas sub-categorias: SSD e HDD, mais divididos em 3 categorias cada.

Embora, quando os profissionais de TI encerram instâncias EC2, os volumes do STE não são encerrados, eles são capazes de persistir independentemente da duração de uma instância, o que significa que continuam a aumentar as faturas da Nuvem. Se uma organização utiliza serviços em nuvem durante um período de tempo e implementa múltiplas instâncias, estes volumes do PBE podem ter um impacto significativo na fatura final.

  • Elimine Snapshots obsoletos

Os Snapshots são cópias de dados point-in-time da sua infra-estrutura que podem ser utilizados para restaurar todos os dados da organização no caso de qualquer ameaça crítica. A diferença entre Snapshots e cópias de segurança é que os Snapshots utilizam volumes do PBE para conter apenas os dados modificados desde o Snapshot anterior para evitar duplicações. Assim, o último Snapshot conterá todas as últimas implantações na sua infra-estrutura. Quaisquer Snapshots mais antigos do que um período de tempo específico (dependendo da sua necessidade) podem ser eliminados, reduzindo o valor da sua conta de Nuvem.

  • Opte por classes inferiores de S3

Ao contrário do EC2, a AWS oferece seis classes quando se trata de S3, dependendo das suas necessidades. Qualquer organização pode optar por qualquer uma das seis, dependendo da sua exigência e utilização, enquanto reduz os custos com o S3 Glacier Deep Archive, em comparação com o S3 Standard. Optar por uma mistura de entre essas duas opções, pode proporcionar uma poupança automática de custos através da troca de dados entre duas camadas.

Email Corporativo

Como o Centilytics ajuda?

  1. Recursos de Rightsizing

Considerado o método mais eficaz para reduzir os custos das Nuvens, os recursos rightsizing são frequentemente ignorados pelas organizações. É permitido aos utilizadores da Nuvem fazer corresponder os tamanhos das instâncias às suas respectivas cargas de trabalho ao menor custo. Os utilizadores podem também analisar as instâncias implantadas na Nuvem e identificar as que podem ser eliminadas sem impacto sobre a infra-estrutura. No entanto, o Rightsizing é mais fácil de dizer do que de fazer. O Centilytics ajuda a atribuir direitos aos recursos automaticamente através de percepções acionáveis, aqui está como:

Passo 1: Selecione otimizador de custos na interface Centilytics e depois clique em Rightsizing.

Email Corporativo

Passo 2: Obtenha informações granulares, tais como configuração de CPU e preço amortizado. Mesmo antes de optar pela recomendação.

Email Corporativo

Centilytics oferece capacidades para dimensionar corretamente o seu consumo de EC2 e direcionar o seu RDS, DynamoDB, Redshift, ElastiCache, e Elasticsearch a partir de um painel de instrumentos interativo.

2. Opte por planos de RIs/Planos de Economia

Optar por Instâncias Reservadas (IC) e Planos de Economia é uma opção de redução de custos fornecida pela AWS para assegurar que os seus utilizadores possam controlar os seus custos sem afetar as suas infraestruturas. De acordo com este modelo, os utilizadores podem utilizar antecipadamente determinados recursos de acordo com as suas necessidades. O modelo pode ser dividido em duas vertentes: 1 ano e 3 anos. Qualquer organização com o conjunto certo de ferramentas e recomendações pode poupar até 40% sob o período de um ano e até 65% sob o período de três anos. No entanto, uma desvantagem é por exemplo no caso de subutilização, a organização terá de retirar mais do que o seu consumo.

Passo 1: Opte por Instância Reservadas através de percepções acionáveis a partir do Centilytics.

Email Corporativo

Passo 2: Clique em qualquer recomendação para receber informações detalhadas com base no plano de posse e nos modelos de preços.

Email Corporativo

Passo 3: Alavancar as economia através de recomendações de Planos de Economia para o ajudar a compreender as suas economias mesmo antes de optar por elas.

Email Corporativo

Passo 4: Clique em qualquer recomendação para obter detalhes granulares sobre as economias potenciais sob vários planos.

Email Corporativo

Centilytics fornece conhecimentos acionáveis baseados nas suas exigências para assegurar que os planos escolhidos são práticos e econômicos. Em vez dos pacotes padrão RI/Planos de Economia, o Centilytics oferece recomendações feitas com base em múltiplos fatores, variáveis e dados históricos da sua infraestrutura.

3. Recursos de Programação

Outro motivo dos custos de Nuvem anormalmente altos, é que as instâncias funcionam mesmo durante as horas não produtivas. AWS oferece um serviço de Programação de Recursos para permitir aos utilizadores otimizar os seus custos operacionais através da criação de programações de ligar/desligar automático para as instâncias implantadas na Nuvem. Por exemplo, uma organização pode fazer girar as suas cargas de trabalho não produtivas fora do horário de trabalho e potencialmente realizar poupanças até 70%. O AWS Instance Scheduler utiliza Resource Tags e Lambda para automatizar o encerramento da instância e cargas de trabalho.

Passo 1: Selecione Recomendações de Agendamento para receber recomendações.

Email Corporativo

Passo 2: Verifique a visão geral e padrão de utilização, tenha a visibilidade de utilização antes de configurar o horário para qualquer instância.

Email Corporativo

Centilytics fornece uma abordagem mais agressiva em relação à economia, analisando os seus padrões de utilização para desligar cargas de trabalho não produtivas a fim de reduzir o custo da Nuvem. Obtenha recomendações baseadas em métricas tais como Ids de contas, regiões, Ids de recursos, horas ociosas, e potenciais economias para conhecer quais serão as vantagens economicas mesmo antes de agendar os seus recursos.

4. Rastreio de desperdícios

Todos os recursos que são extintos ou hibernados deixam para trás numerosos serviços, tais como o EBS frequentemente chamados recursos zombies. Estes recursos não utilizados continuam a funcionar em segundo plano, e geram alto custo. Tais recursos órfãos ou zombies são extremamente difíceis de localizar e finalizar. As ferramentas oferecidas pela AWS não são suficientes, e as organizações precisam procurar algumas ferramentas de terceiros ou contratar especialistas para lidar com os desperdícios.

Passo 1: Verifique a importância dos recursos, veja as potenciais economias e fique livre de recursos não utilizados.

Email Corporativo

Passo 2: Elimine recursos de zombies ou órfãos não só do EC2, mas também de uma infinidade de serviços.

Email Corporativo

Centilytics ajuda a identificar e eliminar desperdícios de custos causados por recursos órfãos e recursos subutilizados na sua infraestrutura de Nuvem.

A otimização dos custos da Nuvem é um processo contínuo. Centilytics é uma plataforma de gerenciamento que contempla tudo relacionado com a redução de custos da Nuvem AWS. Centilytics oferece aos seus usuários gerenciamento e otimização de custos a partir de um painel de controle interativo.

A Unodata atua como distribuidor oficial no Brasil da Centilytics.

Fonte: https://blogs.centilytics.com/best-practices-to-reduce-your-aws-cloud-costs/

Leave a Reply