Backup na nuvem para empresas: tudo o que você precisa saber sobre!

Backup na nuvem para empresas: tudo o que você precisa saber sobre! 1
12 minutes to read

O surgimento e o desenvolvimento da computação em nuvem (cloud computing, na expressão em inglês) é o principal motivador de uma mudança no comportamento empresarial com relação aos dados: do backup local para o backup na nuvem.

Parte dos novos serviços oferecidos pelo avanço do cloud computing, o backup em nuvem é uma solução prática, eficiente e segura. Ele auxilia na gestão e na segurança de dados, além de permitir diversas vantagens estratégicas para as empresas.

Explicamos agora, em detalhes, o que é e como funciona o backup na nuvem para empresas, e falamos das principais características. Também, destacamos suas vantagens e ensinamos como escolher o melhor tipo de backup em nuvem para seu negócio. Confira as informações abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é o backup em nuvem?

Entre as soluções oferecidas pelo cloud computing, o backup na nuvem é uma das ferramentas que mais ganharam destaque nos últimos anos. Ele se consolidou no mercado empresarial por sua importância, confiabilidade e pela segurança que esse tipo de estratégia oferece.

No entanto, existem muitas dúvidas a respeito do que é backup na nuvem para empresas, como ele funciona, sobre os motivos que o tornam mais seguro que o armazenamento local e também sobre as vantagens de adotar esse tipo de serviço.

Afinal, o que significa backup na nuvem para empresas? Muitas vezes, o conceito de computação na nuvem parece mais complexo do que realmente é: quando falamos em backup na nuvem para empresas, estamos tratando de uma solução que realiza o armazenamento de dados em servidores remotos, por meio da internet, podendo ser acessados pelos usuários autorizados de qualquer lugar do mundo.

Como funciona o backup em nuvem?

O funcionamento do backup na nuvem para empresas e pessoas físicas é bastante simples, consistindo na contratação de soluções em que os dados são salvos em servidores remotos via web. O armazenamento e a proteção dos dados ficam a cargo de empresas especializadas em manutenção e segurança da informação.

Por meio do backup em nuvem, é possível armazenar qualquer tipo de dado, como fotos, vídeos, planilhas, documentos de texto e até mesmo os softwares de gestão e os CRMs utilizados pela empresa. Tudo isso, de forma fácil, rápida e de qualquer lugar no mundo onde haja internet e um dispositivo compatível (celular, tablet, computador, notebook, entre outros).

Qual a diferença para o armazenamento local?

A principal diferença entre o backup na nuvem e o armazenamento local é, em última análise, a segurança das informações salvas. Enquanto os dados são armazenados localmente, em servidores e data centers físicos nas empresas, o backup em nuvem guarda as informações diretamente nos servidores remotos contratados.

Isso significa que, no pior dos cenários, em que a estrutura física da empresa seja impactada por situações como incêndios, inundações ou mesmo furto ou roubo de equipamentos, os dados estarão seguros em um local externo.

Além disso, o modelo de backup local exige que a empresa tenha recursos disponíveis para a manutenção de uma equipe de TI apenas para a realização e gestão desse armazenamento. Já o backup na nuvem para empresas oferece toda a gestão por meio de uma plataforma virtual.

Por que contratar um serviço de backup em nuvem?

Existem diversos motivos pelos quais a contratação de um backup em nuvem pode ser interessante para as empresas, já que essa é uma solução eficiente e que pode ser utilizada tanto pelos pequenos negócios quanto pelas grandes empresas. Listamos, abaixo, alguns motivos pelos quais é recomendado contratar o serviço. Confira:

  • praticidade e facilidade de utilização: o backup em nuvem é uma ferramenta eficiente e muito útil, que permite automatizar processos e garantir a segurança dos dados do negócio, aumentando a sua confiabilidade e a produtividade da empresa no geral;
  • segurança e confiabilidade: realizar o backup em nuvem é uma opção mais segura e confiável do que fazer o backup dos dados localmente. Além da garantia de disponibilidade das informações em qualquer lugar, oferece maior controle de quem pode acessar os dados e, até mesmo, acompanhar suas modificações;
  • redução de custos e de processos: contar com uma solução de backup em nuvem também permite reduzir custos, tanto de equipamento quanto de horas de trabalho de uma equipe especializada, garantindo que os profissionais de TI possam prestar suporte em outras demandas de maior importância estratégica.

Por que o backup na nuvem é mais seguro?

Um dos principais pontos destacados a respeito do backup na nuvem para empresas é a segurança desse tipo de solução, quando comparada com os processos realizados localmente. Isso se deve ao fato de que o serviço oferece diversas vantagens quando tratamos do quesito segurança de dados. Confira:

  • monitoramento de acesso aos dados e modificações realizadas;
  • camadas de proteção de dados, como utilização de firewall, credenciais exclusivas e autorização de acesso;
  • redundância no armazenamento de dados, o que significa que passa a ser possível recuperá-los rapidamente e de forma fácil em caso de algum problema;
  • ferramentas integradas de apoio às práticas de compliance para as empresas.

Além desses pontos, é importante destacar que a responsabilidade da segurança e da gestão dos dados é da empresa contratada. O fornecedor tem profissionais especializados para realizar a manutenção, a atualização e a proteção dos servidores onde estão armazenados os dados do seu negócio.

Quais são as maiores vantagens de utilizar esse serviço?

Agora que você já entendeu melhor o conceito de backup em nuvem e sabe como ele funciona, quais suas diferenças para o armazenamento local e os motivos pelos quais é mais seguro contratar esse tipo de serviço, que tal conhecer algumas das outras vantagens que ele oferece?

Listamos, abaixo, cinco pontos de destaque a respeito da utilização do backup em nuvem e como eles são vantagens competitivas para sua empresa. Confira os detalhes!

Flexibilidade de recursos

Uma das características mais marcantes do armazenamento na nuvem, que o difere totalmente das estratégias locais, é a possibilidade de contar com mais flexibilidade de recursos.

Enquanto o servidor local está limitado aos recursos adquiridos e alocados pela equipe de TI nos data centers internos da empresa, o backup em nuvem é flexível e permite que sua empresa utilize apenas os recursos de que necessita naquele momento.

Isso significa que é possível realizar a gestão deles, de forma a se adaptar às necessidades de cada momento do negócio: em um período de maior adesão de usuários, é possível aumentar a capacidade de armazenamento, enquanto em períodos de ociosidade, é possível reduzir o que foi contratado.

Além de oferecer mais dinamismo e eficiência para a gestão de dados, isso reduz custos e permite que a empresa pague apenas por aquilo que realmente necessita em termos de armazenamento de dados.

Automação de rotinas de backup

Outro ponto importante, e que merece destaque quando tratamos do backup em nuvem, é a possibilidade de automação das rotinas de cópia. Isso significa que, ao utilizar a ferramenta, passa a ser possível a automação das tarefas.

Isso significa que o sistema pode ser configurado para copiar, guardar, organizar e manter grandes bancos de dados, sem que seja necessária a intervenção humana para a realização dessa tarefa.

Além de garantir mais segurança e previsibilidade no backup dos dados, isso reduz custos e o tempo de trabalho necessário por parte da equipe de TI. Assim, pode focar esforços em outras tarefas de maior importância.

Disponibilidade de dados

É possível afirmar que o backup em nuvem é baseado em três pilares principais: a flexibilidade de recursos, a automação dos processos e a disponibilidade dos dados. Dos três, a disponibilidade é um dos maiores destaques, já que torna possível aos colaboradores acessar os dados de qualquer lugar e a toda hora, por meio de um sistema de controle seguro e eficiente.

Com isso, as empresas são capazes de reduzir ou mesmo remover limitações para que os profissionais tenham mobilidade no trabalho ou, até mesmo, atuem de forma remota. O trabalho home office é uma das tendências globais de mercado e vem se consolidando, justamente, com o uso de ferramentas como o armazenamento em nuvem.

Colaboração e produtividade

A disponibilidade de dados também permite que exista uma nova dinâmica de trabalho nas empresas, completamente focadas na colaboração entre os funcionários e departamentos e com aumento da produtividade para todos os envolvidos.

Isso se deve à possibilidade de vários colaboradores trabalharem, ao mesmo tempo, em arquivos, códigos, relatórios e planilhas, em tempo real, e de forma descomplicada. O armazenamento em nuvem também conta com ferramentas de comunicação, edição em conjunto e até comentários visíveis para os outros colaboradores.

Controle de acesso

Por último, é interessante destacar que o backup na nuvem para empresas conta como característica importante a possibilidade de monitorar e controlar o acesso a dados e informações sensíveis da empresa, por meio de ferramentas e dashboards de gestão.

Por sua estrutura, o armazenamento em nuvem é mais seguro que o local, em que esse tipo de política é muito mais difícil de ser adotada. Ele exige a autenticação de cada usuário para o acesso às informações e a possibilidade de segmentar os usuários em níveis de permissão de acesso, de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Como escolher o melhor tipo de backup em nuvem?

Agora que você já entendeu as principais vantagens da utilização do backup na nuvem para empresas e seus benefícios, é interessante saber que existem três principais tipos de serviços oferecidos atualmente no mercado: a nuvem pública, a privada e a híbrida. Explicamos melhor cada um desses modelos, abaixo.

Nuvem pública

Chamamos de nuvem pública a oferta dos serviços de armazenamento na nuvem em que o provedor de serviços divide os recursos entre seus clientes, por meio de virtualização, o que leva a custos mais baixos. Apesar disso, não há comunicação entre os bancos de dados de cada um dos clientes.

Nuvem privada

Já no caso da nuvem privada, a infraestrutura de armazenamento é exclusiva para cada cliente. Os custos de sua utilização são maiores, mas ela oferece diversas opções extras que a nuvem pública não tem, como compartimentação de recursos e possibilidades a mais de customização dos serviços.

Nuvem híbrida

Por último, temos o serviço de armazenamento em nuvem híbrida, que consiste na junção dos modelos público e privado. Geralmente, ele é utilizado por empresas maiores e que contam com uma equipe de TI capaz de realizar a gestão simultânea das nuvens pública e privada.

Na híbrida, os dados mais acessados e importantes para a produtividade da equipe são armazenados na nuvem pública. Por outro lado, informações e arquivos sensíveis, que exigem maior controle de acesso, são armazenados na nuvem privada.

Como utilizar o backup em nuvem?

Quer utilizar o backup em nuvem, mas não sabe por onde começar? Explicamos abaixo, passo a passo, quais são as melhores práticas para adotar o backup na nuvem para empresas em seu negócio.

Estabeleça seus objetivos

O primeiro passo é definir quais são os objetivos da utilização do backup em nuvem, para que seja possível dimensionar as necessidades de armazenamento. Com isso, decidir qual o tipo de nuvem e o fornecedor mais adequado para a empresa.

Escolha seu fornecedor

Depois de estabelecer os objetivos, é importante avaliar o fornecedor de serviços de computação na nuvem que melhor se adéqua às necessidades de sua empresa. É preciso verificar o custo-benefício das soluções, o suporte oferecido e a reputação junto aos clientes.

Divida o processo em etapas

Por envolver uma mudança significativa dos processos internos, a migração para o backup em nuvem deve ser dividida em etapas. Assim, identifica as necessidades, entende e resolve eventuais obstáculos, e desenvolve uma cultura empresarial baseada em seu uso.

Inclua todos os colaboradores

Também é importante que todos os colaboradores compreendam a importância e os benefícios do armazenamento em nuvem. Dessa forma, é possível ter um ambiente confiável e útil para todos, o que garante mais eficiência e segurança dos dados.

Procure assistência especializada

Por último, é interessante buscar assistência especializada ao contratar os serviços de backup na nuvem para empresas, dada a importância desse tipo de serviço para o negócio e seu impacto nos resultados e na proteção e segurança dos dados.

Contar com uma empresa especializada e com experiência comprovada na gestão de dados em nuvem, como a Unodata, permite que a transição do armazenamento local para a nuvem seja realizada de forma segura, eficiente e sem complicações.

O que você achou deste post? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja contar com suporte especializado para migrar o backup de sua empresa para a nuvem, entre em contato conosco!

Você também pode gostar