Como implementar na Nuvem as melhores práticas de otimização de custos usando o Centilytics?

Email Corporativo

Se a sua empresa utiliza de recursos de TI, você deve estar ciente da computação em Nuvem. É mais provável ainda que sua organização esteja usando serviços em Nuvem e lutando para reduzir as contas mensais desses serviços. A resposta para toda ineficiência é a otimização e, neste caso, a otimização dos custos da Nuvem.

A otimização é um processo contínuo, não uma solução única. As organizações precisam manter um controle regular sobre seus recursos e implementar as melhores práticas para evitar o caminho para ineficiência. As melhores práticas são um conjunto cumulativo de ações que já foram experimentadas, testadas e são adotadas por uma ampla base de usuários. Nos últimos anos, o consumo regular de serviços em nuvem apontou o que deve ser feito e o que pode ser evitado. Neste artigo vou te mostrar como implementar as práticas de otimização de custos usando Centilytics.

O que é Centilytics?

Centilytics, é uma plataforma de gerenciamento inteligente, facilita a utilização dos produtos e serviços, para ajudar o usuário a obter o ROI (Retorno sobre Investimento) da Nuvem.

Economia de Longo Prazo com Instâncias Reservadas

As instâncias reservadas são confiáveis ​​para gerar economias de longo prazo. Os usuários podem economizar em média 30% de seus custos de nuvem mudando de instâncias sob demanda para instâncias reservadas. A Nuvem veio para ficar e as organizações devem se concentrar nas economias de longo prazo que a Nuvem tem para oferecer.

Como o Centilytics ajuda?

O Centilytics monitora toda a infraestrutura de Nuvem do usuário e, com base no padrão de uso, recomenda quais instâncias reservar e por quanto tempo. Os usuários também podem aproveitar as recomendações dos Planos de Economia da AWS para obter mais economia sobre RIs (instâncias reservadas).

Controle seus recursos regularmente

Os recursos usados ​​de maneira ineficiente estão subprovisionados ou superprovisionados. Esses recursos podem esgotar uma boa parte do seu orçamento de Nuvem. Controlar regularmente os recursos não apenas economiza custos, mas também possibilita identificar quais dos recursos devem ser ​​exatamente usados.

Como o Centilytics ajuda?

O Centilytics fornece recomendações ao usuário para atualizar ou fazer downgrade de recursos com base em uma combinação de CPU, memória, disco e utilização de rede. Os usuários também podem definir seus limites personalizados para obter as recomendações mais adequadas para sua infraestrutura.

Monitorar a utilização da RI (Instância Reservada)

Trabalhar com instâncias reservadas é apenas uma parte, os usuários também precisam manter um controle rigoroso sobre a sua utilização. A otimização de RI para redução de custos não é um processo único.

Como o Centilytics ajuda?

O Centilytics permite que os usuários monitorem a utilização de cada RI para um uso eficiente. Os usuários obtêm as recomendações com base no fator de normalização. Permite aos usuários identificar as RIs subutilizadas e obter visualizações de contas cruzadas e instâncias cruzadas.

Agende instâncias de trabalho

As empresas geralmente, possuem recursos não utilizados da instância que estão ativos, quando poderiam estar desligados. Esses recursos não utilizados podem ser programados para encerrar e iniciar após um horário específico, para assim, cortar gastos.
Faça o agendamento das instâncias de acordo com a demanda para serem utilizadas apenas quando for necessário

Como o Centilytics ajuda?

Centilytics é uma solução de monitoramento poderosa para Nuvem pública, não importa se os usuários estão usando serviços de um único provedor ou alavancando várias Nuvens. O monitoramento permite ao Centilytics oferecer recomendações sobre qual é o melhor momento para iniciar as instâncias e quando encerrar. A plataforma também oferece automação completa para esse processo.

Não pague pelo desperdício

O motivo mais comum para o aumento de custos é o “desperdício” de recursos em execução na infraestrutura de nuvem. O desperdício se refere aos recursos órfãos que podem se acumular devido a dois motivos. Primeiro, o recurso foi inicialmente provisionado para uso, mas não encerrado após o uso, e o usuário ainda está pagando por esse recurso. Em segundo lugar, os recursos que são provisionados com certas dependências de outros recursos. No entanto, se o recurso pai for excluído, os recursos dependentes serão um desperdício para os usuários. Portanto, elimine todos esses recursos.

Como o Centilytics ajuda?

Desperdícios de recursos não são fáceis de encontrar, então o Centilytics fornece um rastreador de desperdício. Isso permite que os usuários identifiquem recursos órfãos que se encontram desnecessariamente na infraestrutura. Eliminar esses recursos pode reduzir rapidamente a conta paga da Nuvem.

Centilytics é mais do que apenas uma ferramenta de otimização. É um conjunto completo de produtos e serviços de gerenciamento de nuvem. Os usuários podem monitorar, obter visibilidade granular, obter governança central, automatizar tarefas redundantes e muito mais. Se você ainda está lutando para gerenciar sua Nuvem ou os custos dela, o Centilytics fará tudo por você. Solicite uma demonstração para ver nossa plataforma em ação.

A Unodata atua como distribuidor oficial no Brasil da Centilytics.

Fonte: https://blogs.centilytics.com/how-can-users-implement-cloud-cost-optimization-best-practices-using-centilytics/

Leave a Reply

Sign up to our newsletter!