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O futuro do e-mail dentro da comunicação business-to-business

Futuro do e-mail e a comunicação business-to-business

Nenhuma empresa sobrevive sem comunicação e o e-mail é a forma mais comum na contatação Business-to-Business. Se houver um bom provedor e uma gestão adequada, o e-mail é o meio mais seguro e rápido dependendo por qual serviço você optar. De maneira geral o SLA deve ser acima de 99% para velocidade da entrega atender as necessidades da empresa. Acima de tudo o e-mail deve ser eficiente no quesito estabilidade, para dessa forma não haja dores de cabeça, ou que em uma manhã o serviço de e-mail fique fora o ar e o problema se arraste por semanas a fio.

O que proporciona uma boa UX ao usuário, além de uma plataforma intuitiva e amigável, são as ferramentas que podem ser integradas, lhe auxiliando em seu cotidiano. No e-mail corporativo Zimbra da Unodata, há integração com Zoom, que pode ser usado para a realização de reuniões virtuais. Existem também recursos como Zimbra Docs que é uma alternativa para o pacote Office e o Chat, para resoluções mais rápidas e informais internamente. A junção destes elementos é o sonho de todo gestor de TI para ter seu ambiente otimizado não é mesmo?

O e-mail é a porta entrada de toda empresa, desde tratativa de negócios, como também o atendimento de suporte. É através de um e-mail institucional/ corporativo que a empresa se comunica com investidores, clientes, consumidores ou com seus próprios colaboradores, mas talvez você se pergunte, diante de uma rede de conexões, como é possível proteger ou monitorar o que sai ou entra nas caixas de e-mails?

Além das ferramentas que você pode adotar para auxiliar nesse controle, é possível adotar algumas práticas para evitar dores de cabeça. É justamente sobre isso que vamos falar, então se é de seu desejo, é possível reforçar a segurança do endereço de e-mail. A partir de uma navegação segura, investimento em ferramentas que protejam o seu e-mail contra invasões ou que informações sejam vazadas, aqui seguem algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:

Navegações

Geralmente os maiores ataques cibernéticos estão concentrados na internet, isso obviamente não é nenhuma novidade, mas é válido ressaltar que esse conteúdo pode sim mudar de cenários. Através de um link escondido dentro de um corpo de e-mail, de uma imagem, ou até mesmo de propagandas fraudulentas que estão aguardando do usuário apenas um clique para roubar seus dados.

No meio empresarial é bastante comum que usuários não se cuidem devidamente em sua navegação online. Sem verificar adequadamente a confiabilidade de sites pelos quais acessa. Então o que pode ser feito neste caso para o aumento da segurança e evitar clicar em links que sejam suspeitos, principalmente aqueles que parecem impossíveis como “Ganhe 1 milhão de reais clicando aqui”.

Mesmo que pareça óbvio, algumas pessoas acabam confiando neste tipo de conteúdo, outra dica valiosa é, não abrir arquivos de origem desconhecida, isso inclui também não fazer downloads de programas dos servidores que nunca tenha ouvido falar. Jamais retorne o contato de remetentes que não fazem parte de sua lista de contato ou que não fazem parte da sua tratativa de negócios. Uma navegação consciente evita uma porção de problemas.

Conexão

É essencial que esteja atento às conexões em que utiliza para acessar seu e-mail, aqui cabe também dizer que é crucial que caso esteja se conectado de um computador que não seja da empresa ou pessoal, jamais permita que os dados de uso sejam salvos, como e-mails, números ou senhas. Além disso sempre que possível, conecte-se em redes próprias e privadas, pois redes públicas podem conter armadilhas para roubar os dados daqueles que a acessarem.

Proteção

É da responsabilidade da gestão estratégica de TI, investir em meios capazes de priorizar a segurança da corporação, adotando uma plataforma de e-mail corporativo que seja eficiente e ferramentas que estejam integradas que o proteja.

O Zimbra Mail Unodata conta com um Antispam próprio e integrado. Sua tecnologia conta com 99,8% de assertividade e segurança e dois filtros um de entrada e outro de saída, que realizam a verificação do conteúdo que sai e do conteúdo que entra na caixa de mensagem. Essa simples verificação, reduz e muito os risco de ataques cibernéticos, além de ser um poderoso auxiliar para estar dentro das normas da LGPD. Tanto com mensagens para fim de auditoria, como também para prevenir desastres e perdas de mensagens importantes, essa robusta tecnologia do Antispam, reduz em grande parte eventuais dores de cabeça dentro das organizações.

É visto que dentro das organizações, é essencial buscar meios inovadores para comunicação, muitas inclusive passaram a aderir outras formas de comunicar-se como o whatsapp e derivados. O que vale ressaltar é que assim como cada país ou comunidade tem um dialeto, cada corporação tem uma forma de estabelecer contato, usando a ferramenta que melhor lhe convir no processo, porém o e-mail é a linguagem universal e que todas as empresas utilizam, tanto no formato de comunicação B2B ou B2C. A ferramenta de e-mail corporativo é uma identidade, pois cada um terá o seu com o domínio de sua organização.

O futuro do e-mail é exponencial, pois cada vez mais serviços se integram ao e-mail para contribuir na comunicação, como é o caso do Zimbra onde já temos um chat para auxiliar na comunicação informal entre a equipe, caso queira falar melhor sobre o assunto vem bater um papo com nossa equipe, basta clicar aqui.