E-mail e hospedagem de sites: por que manter separados?

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Toda empresa moderna investe em soluções de e-mail e hospedagem de sites. Elas são utilizadas para conquistar novos clientes e garantir que o consumidor possa entrar em contato com a companhia quando for necessário. Além disso, tornam o fluxo de trabalho mais integrado, ágil e robusto.

Mas ao buscar um provedor de e-mail, muitos negócios têm que decidir se há a necessidade de utilizar um servidor próprio para isso. Há a possibilidade, por exemplo, de o uso de recursos do servidor de hospedagem do site ser baixo o bastante para comportar a ferramenta de troca de mensagens. Ou, em outros casos, a companhia apenas pretende manter toda a sua infraestrutura de comunicação integrada no mesmo lugar.

Mas vale mesmo a pena investir em um serviço de e-mail e hospedagem de sites unificado? Ter uma ferramenta dedicada para cada item não é uma ideia mais inteligente? Confira a resposta para essa e outras perguntas sobre o tema, a seguir!

O que é um serviço de hospedagem de e-mail?

A hospedagem de e-mail é um tipo de serviço que permite ao negócio ter acesso a uma plataforma de envio e recebimento de mensagens eletrônicas completamente personalizada para a suas demandas. Regras de controle de acesso, filtragem de mensagens com SPAM e phishing, tipo de domínio utilizado e outros detalhes ficam sob controle do negócio. Assim, é possível comunicar-se garantindo que detalhes como a política de segurança da informação será efetiva.

Uma hospedagem de e-mail pode ser feita utilizando servidores internos ou um parceiro especializado. Cada escolha tem um impacto diferente nas receitas financeiras da empresa. Além disso, mudará a forma como a companhia lida com a gestão dos recursos operacionais.

O serviço de e-mail que utiliza servidores internos, por exemplo, exige que a empresa esteja preparada para ajustar e atualizar todas as configurações da ferramenta sozinha. Ou seja, há a demanda por uma equipe técnica preparada para identificar a melhor configuração para a companhia e quais caminhos seguir diante dos desafios diários da gestão de TI. Isso dá a possibilidade de personalizar até o tipo de placa de rede que é utilizado na comunicação dos usuários.

Por outro lado, um serviço de e-mail gerenciado por um especialista garante que a companhia terá o apoio de um poderoso time de técnicos para definir a melhor estratégia para as suas demandas. Além disso, a infraestrutura de serviços e hardware será atualizada continuamente. Desse modo, você poderá manter o foco no que importa, com a garantia de que as mensagens serão enviadas e recebidas sempre.

Por que ter uma hospedagem de e-mail?

A comunicação via e-mail se tornou estratégica nos últimos anos para vários negócios. Diante da necessidade de adotar políticas operacionais mais flexíveis, novos investimentos em meios de troca de informações foram realizados. Nesse contexto, o e-mail é um dos principais.

O serviço de e-mail garante que a empresa possa enviar e receber mensagens longas e complexas sem grandes dificuldades. Usuários podem digitar textos longos, com anexos e conteúdos multimídia para expressar ideias. Além disso, conseguem definir reuniões, alinhar estratégias e manter um registro com validade legal de todas as suas comunicações em um único lugar.

Mas isso só é possível se a empresa tiver acesso a uma ferramenta robusta e dinâmica. Nesse sentido, a hospedagem de e-mail é a melhor escolha que a sua empresa pode adotar. Afinal de contas, esse tipo de ferramenta permite ao usuário ter uma plataforma própria e personalizada para trocar mensagens com parceiros comerciais e com sua equipe.

Em outras palavras, uma hospedagem de e-mail proporciona às equipes muito mais habilidade de comunicação. Haverá uma ferramenta dedicada e personalizada em todos os detalhes para evitar atrasos na entrega de mensagens e falhas de segurança. Além disso, os recursos estarão mais alinhados com as suas demandas, o que gera mais formas de integrar o e-mail no seu dia a dia.

Como uma hospedagem de e-mail pode ajudar?

A hospedagem de e-mail ajuda a empresa em processos que vão além das rotinas internas. Na comunicação, como apontamos, ter uma ferramenta própria traz mais agilidade e integração para as equipes. Todos os profissionais poderão se comunicar continuamente e com praticidade para definir metas e manter-se dentro do planejamento estratégico da companhia.

Para quem busca novas formas de gerar vendas e atingir o público-alvo da companhia, esse serviço também é uma boa escolha. Um serviço de e-mail personalizado pode ser adotado para facilitar o contato com o consumidor e a criação de campanhas personalizadas.

Já pensou em utilizar uma estratégia de e-mail marketing? Pretende criar uma newsletter para manter-se com um bom vínculo com o seu cliente? Se há um serviço de e-mail personalizado, isso pode ser feito facilmente.

Em outras palavras, serviços como a hospedagem de e-mail e hospedagem de sites tornam a sua marca mais competitiva e vinculada ao seu cliente. A empresa conseguirá atingir, com isso, melhores resultados com as suas estratégias de vendas em meios digitais. Afinal, a marca estará fortalecida e os consumidores, mais fidelizados.

Quais são as maiores vantagens da hospedagem de e-mail paga?

Considerando que o e-mail e a página web da empresa são dois serviços fundamentais para o sucesso do negócio e das suas estratégias comerciais, a empresa deve sempre garantir que eles tenham a melhor performance possível. Isso demanda cuidado e planejamento.

Boas escolhas devem ser tomadas na hora de montar as ferramentas e configurar cada detalhe. Nesse sentido, a melhor estratégia para se fazer isso é investindo em um serviço de e-mail pago separado do que hospeda as páginas web da companhia.

Confira, a seguir, as principais razões para adotar um serviço de e-mail pago!

Mais controle sobre a sua segurança de dados

A proteção de dados corporativos é uma das maiores preocupações que empresas têm no ambiente corporativo moderno. Além de leis que obrigam os negócios a tratarem sobre o tema, como a LGPD, há também a necessidade de buscar meios robustos para a própria proteção do negócio: ter documentos e informações internas bem protegidas evita prejuízos, traz mais confiabilidade para a marca e melhora a sua competitividade.

Quando a empresa investe em um serviço de mensagens pago, a segurança no e-mail corporativo é fortalecida em todas as pontas. As tecnologias utilizadas para evitar ataques e garantir a proteção dos dados, por exemplo, são mais modernas. Isso evita a exposição dos usuários a brechas de segurança conhecidas.

Ao mesmo tempo, a companhia terá o apoio de um time de técnicos e especialistas em segurança digital capacitados para empregar as melhores medidas de controle e uso de dados. Cada detalhe será formulado considerando as boas práticas seguidas por todo o mercado. Além disso, haverá um compromisso registrado no SLA pela manutenção de políticas de controle conforme as normas legais vigentes.

Isso tudo dará mais confiabilidade para a empresa ao utilizar serviços de e-mail. Os usuários terão a confiança de que as suas mensagens estarão protegidas contra as tentativas de invasão de terceiros. Ao mesmo tempo, os filtros contra mensagens maliciosas conseguirão evitar ao máximo os ataques e mitigar as chances de um vazamento ocorrer.

Maior disponibilidade para o serviço de mensagens

Qualquer política de comunicação digital funciona apenas se as tecnologias utilizadas para esse fim forem robustas, com alta performance e, principalmente, disponibilidade. Se os recursos podem ser utilizados, a companhia consegue garantir que os usuários consigam se comunicar quando necessário.

Isso vale especialmente para o serviço de e-mail corporativo. Ele precisa ser capaz de enviar e receber mensagens com agilidade e baixo uso de dados. Além disso, deve estar acessível sempre que possível.

A hospedagem paga de e-mail consegue garantir isso com menos dificuldades. A empresa responsável pelo serviço adotará medidas contínuas para garantir que a plataforma sempre possa ser utilizada. Além disso, sempre personalizará a infraestrutura para que ela se adapte às demandas de seus clientes.

Isso será feito, por exemplo, com o backup dos dados. Essa política garante que os usuários possam recuperar as suas informações se algo der errado. Sempre haverá uma cópia atualizada para restaurar os serviços rapidamente.

Outra medida adotada é a replicação dos dados entre diferentes servidores. Se houver algum erro com uma máquina, basta direcionar o usuário para outra parte do data center. Assim, as chances de o serviço ficar indisponível serão mínimas.

Mais performance operacional

A performance operacional também é um ponto muito importante para o serviço de e-mail. Não basta o serviço ser acessível. Ele deve ser funcional e capaz de enviar e receber dados em um tempo curto.

O serviço de hospedagem consegue garantir isso sem dificuldades. A escalabilidade do sistema de e-mail é instantânea. Isso se traduz em um desempenho sempre alinhado com as demandas do usuário.

Sempre que for necessário, o usuário terá acesso a mais recursos. Desse modo, a infraestrutura poderá suportar momentos de alta demanda sem grandes dificuldades. Além disso, se o uso cair, os custos caem, gerando mais economia para a sua empresa.

Mais compatibilidade com novas tecnologias

Os serviços de e-mail pagos são uma ótima forma de garantir que a empresa tenha acesso a novas tecnologias. Essa solução é atualizada continuamente para garantir mais performance e competitividade. Ou seja, você terá a garantia de utilizar uma plataforma de e-mail robusta e pronta para lidar com os desafios do mundo corporativo moderno.

A troca de versões e a correção de brechas de segurança não dependerão de longos e burocráticos processos de validação de novas versões do software. Como consequência, a empresa poderá acessar uma nova versão do sistema de e-mail com alguns cliques. Isso dará aos usuários a garantia de que sempre estarão utilizando os melhores recursos e funcionalidades para trocar informações.

Por que as hospedagens de e-mail e de site devem ser separadas?

Para garantir que as plataformas de e-mail e hospedagem de sites tenham a melhor performance possível, a melhor abordagem é sempre buscar manter cada uma em um ambiente separado. Isso dá mais controle para o negócio, além de evitar que uma brecha em um ambiente seja utilizada para acessar outro. Fazer isso também é uma boa ideia, pois:

  • os serviços de e-mail e de gestão de sites têm características diferentes e colocá-los lado a lado pode trazer riscos de queda de performance;
  • os recursos de cada servidor serão utilizados para atividades específicas, gerando mais disponibilidade para o usuário;
  • as configurações poderão ser personalizadas para sempre extrair o máximo de cada hardware;
  • a auditoria do uso dos dois serviços será mais simples e organizada, evitando que abusos ocorram;
  • medidas de proteção de dados serão mais efetivas, uma vez que elas estarão completamente alinhadas com as características da infraestrutura;
  • a empresa poderá monitorar os recursos de modo mais preciso;
  • as atualizações ocorrerão com mais agilidade e sem a interrupção de dois serviços ao mesmo tempo;
  • os usuários terão mais disponibilidade no seu dia a dia, pois falhas na performance de um serviço não causarão impacto no outro.

A transformação digital está mudando completamente a maneira como empresas se comunicam com clientes e parceiros comerciais. Hoje, empreendedores devem ser manter disponíveis quase que 24 horas por dia. Afinal, nunca se sabe quando uma oportunidade de venda aparecerá para a companhia.

Por isso, investir em uma boa comunicação é essencial para as estratégias de qualquer companhia. Essa ferramenta é uma solução básica para evitar riscos e garantir a competitividade da companhia a médio e longo prazo. Afinal, todos os times conseguirão manter a sua integração interna e com os parceiros comerciais na ativa.

No entanto, para que essa estratégia consiga atingir os objetivos esperados, é importante buscar a manutenção dos serviços de e-mail e hospedagem de sites de forma separada. Isso dará mais controle sobre os seus dados e as tecnologias utilizadas no seu dia a dia. Como consequência, você poderá evitar riscos, manter a sua competitividade e garantir disponibilidade em alto nível.

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