6 maneiras que a Engati pode contribuir no processo de vendas:

6 maneiras que a Engati pode contribuir no processo de vendas:

6 maneiras que a Engati pode contribuir no processo de vendas:

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC), é basicamente a quantia investida para conquistar clientes novos; em resumo é total de investimento em marketing e no período de vendas até a aquisição definitiva desse cliente.

Para saber esse valor a fórmula é simples, basta calcular o total investido em marketing somado ao custo total da venda, depois verificar o total de clientes adquiridos e dividir pelo valor anteriormente encontrado.

É valioso saber o quanto está sendo investido vs lucratividade que está obtendo. Se ao avaliar o custo de aquisição estiver sendo maior do que a receita, você está com sérios problemas financeiros.

Aqui segue algumas dicas de como automações de Chatbot podem contribuir na redução de custo e melhoria de processos de sua empresa:

  1. Aumento relativo na geração de Leads:

De fato, quanto mais rápida a resposta a um Lead, mais chance você terá de convertê-lo, entretanto se formos atender cada um individualmente, o time de prospecção não conseguirá dar a devida atenção a todos em tempo hábil.

A jornada de vendas de cada cliente é relativa, a conclusão é de que ao mapear e identificar o tempo e valor investido para que cada um, pode dar uma noção se está havendo ou não perda.

É nesse momento que os chatbots tem papel fundamental em auxiliar na prospecção mais rápida e mapeamento de jornada. Um bot não precisa se ocupar em lidar com uma conversa por vez, ele pode ajudar falando com todos ao mesmo tempo, entendendo a necessidade cada um através de sua AI.

Quanto mais personalizado for a programação feita no seu bot das respostas, melhor a experiência do usuário com ele. O impacto disso? O cliente indicará o que deseja de forma objetiva e sua experiência será personalizada (mesmo tendo uma automação). Você poderá prospectar mais de um lead por vez, além do cliente ter a sensação de que você se preocupa verdadeiramente com o problema e não está tentando somente lhe vender algo.

Mas não são somente chats programados que você tem como opção, pois também há a possibilidade de aumentar conversas com agentes ativos.

Em contatos telefônicos temos a grande questão do atendimento de uma pessoa por vez, mas através de um chat, uma única pessoa pode lidar simultaneamente com várias pessoas e tornar a experiência de cada uma personalizada.

Esse bot aumenta o fluxo de conversas, além de fornecer velocidade de atendimento e personalização.

Em pesquisas realizadas, foi apontado que o tempo médio para responder um lead é o período de 42 horas, nesse intervalo de tempo, se não foi atendido ou simplesmente não há interação com ele, este lead certamente se esquecerá de você!

Pode até ser que o Lead se lembre de estender a mão, mas ele já não acreditará ser importante o suficiente para que você responda rápido.

Em contrapartida, um outro estudo apontou que quando o cliente solicita algo e a empresa tem tempo hábil de fornecer uma resposta nos primeiros 5 minutos, ocorre um crescimento de 21x no número de smart leads.

Imagine essa redução de tempo e quantos clientes podem ser atendidos em tempo hábil e saírem satisfeitos com a abordagem?

Isso é apenas uma das muitas vantagens que um chatbot pode trazer para sua empresa.

Email Corporativo

2. Simplifique a jornada de seus clientes:

Vale dizer que quanto mais complexa uma jornada for e quanto mais atritos o cliente tiver, maior será o custo de aquisição dele.

Isso é um outro elemento o qual o chatbot pode simplificar o processo, sua AI pode entender o que aquele cliente deseja sem forçá-los a navegar no site.

Se o interesse do cliente for só uma pesquisa de mercado ele é capaz de direcioná-lo especificamente para a página de preço.

Mesmo não sendo apenas isso em que a plataforma pode contribuir, é possível inclusive ter um bate papo ao vivo, que fornece informações valiosas na jornada do usuário. Além de proporcionar uma melhor experiência com aqueles que trafegam pelo site.

Sendo capaz de fornecer, inclusive, as pegadas digitais feitas pelo usuário, por onde vieram, em qual página ficaram e de qual fez o contato. Apontando também quais delas podem estar confusas e permitir a otimização para fornecer mais clareza.

3. Alcance clientes diversas plataformas:

O Whatsapp hoje dia tem 65 milhões de mensagens enviadas diariamente.

Não é novidade que pessoas se sentem mais confortáveis usando aplicativos que possibilitem a troca de mensagens, mas isso não quer dizer que todas desejem contato por ele, seja por questões de privacidade ou até mesmo de segurança. Esse é outro elemento que a Engati pode contribuir, permitindo a criação de um bot com chat ao vivo no qual você possa conversar por ali mesmo, sem ter que buscar outros meios, auxiliando inclusive na unificação de canais de contatos.

O chat ainda traz a confiabilidade das respostas automáticas para que seu lead não fique sem resposta. Esse recurso de mensagens instantâneas é bastante útil para sintetizar aquilo que o cliente deseja e dar um pontapé inicial para um bate papo futuro.

Caso o cliente não queira interagir através do chat, o bot é capaz de fazer integração com mais de 14 plataformas usualmente usada para conversas e troca de mensagens. Como pode ver o foco aqui é a preferência do cliente.

4. Personalização de Pop-ups de ofertas:

Vale pontuar que nem sempre clientes encaram anúncios e propagandas com bons olhos, pois além de surgirem do nada atrapalhando sua navegação, muitas vezes eles não são exatamente o que estão procurando naquele momento. Além de serem bastante genéricas e por vez inconveniente.

Os chatbots avaliam conversas tidas anteriormente com determinados usuários apontando recomendações totalmente personalizadas, aumentando relativamente a eficácia do marketing realizado, pois saberão exatamente o que é ou não atraente para aquele usuário.

Isso contribui e muito na redução de custos com marketing ineficiente, através desse bot é possível entender de forma mais assertiva o canal e qual promoção fará mais sentido oferecer para determinado cliente.

5. Entenda o cliente:

Os Chatbots ou mesmo um chat ao vivo pode fornecer um perfil de comportamento dos clientes. Através dele há a possibilidade de que você colete feedbacks e entenda as necessidades exatas dos clientes.

Os painéis da ferramenta Engati ajudam a entender de maneira mais profunda o comportamento do cliente, ajudando a compreender exatamente o que ele espera de você, além de contribuir para que você tenha um feedback real.

Com ferramentas que medem a satisfação é possível entender o que o cliente gostou mais ou menos em sua experiência através de emojis ou estrelas.

Caso feedbacks dessa maneira não sejam eficientes, os bots podem fazer perguntas mãos específicas e abertas para compreender o que mais gostam ou pontos de melhoria.

6. Aumente a velocidade do marketing boca a boca:

Sabemos que muitas empresas têm automação segundo sua rotina de trabalho, mas para o cliente é ruim se cadastrar para conhecer um produto e ocorrer demora no envio de e-mail de contato. Através de um bot é possível realizar um contato instantâneo.

O que isso significa? Quanto mais rápido e mais bem atendido o cliente for, melhores avalições e perspectivas ele terá sobre você. As consequências virão como efeito cascata, quanto melhor atendido, mais ele indicará o serviço, com mais indicações, mais leads você terá para trabalhar, aumentando consideravelmente a velocidade do seu marketing boca a boca.

Sem custo com marketing ou campanha, seus clientes falarão de você, ocorrera fidelização e ele indicará para outras pessoas, isso significa que seu negócio será   promovido gratuitamente.

A Engati é eficiente tanto para receber os clientes, como também para lhe auxiliar ao requerer suporte, isso pois os bots intermediam o contato e captam de maneira inteligente o problema (em caso de suporte) ou o interesse no produto (no caso da venda). Ela contribui não somente na etapa inicial do seu funil de vendas, como também na retenção e auxílio de eventuais dúvidas.

É possível unificar a linguagem do canal de atendimento programando a AI para dar respostas automáticas. A plataforma configura bots em mais de 14 plataformas.

Com a ajuda da Engati, compreenda facilmente os problemas do seu cliente, passando para a equipe de forma ágil.

Ficou curioso em como a solução da Engati pode auxiliar seus processos? Clique aqui para agendar um bate papo com nosso especialista!