Saiba como escolher o melhor fornecedor de soluções em backup

Saiba como escolher o melhor fornecedor de soluções em backup 1
6 minutes to read

A cópia de segurança de arquivos é adotada por empresas de vários setores. Para garantir que ela sempre seja feita considerando as boas práticas, uma boa alternativa é a busca por um fornecedor de soluções em backup. Ele auxilia o negócio nas suas rotinas de proteção de arquivos a partir das principais estratégias do mercado.

No entanto, assim como outros investimentos, é importante que a empresa faça uma escolha com bom custo-benefício. O gestor deve estar atento às suas demandas para garantir que o contrato será fechado com alguém capaz de atender às suas necessidades. Assim, é possível evitar riscos e prejuízos.

Quer saber mais sobre como escolher um bom fornecedor de soluções em backup? Então confira este post!

O que é uma política de backup terceirizada?

O serviço de backup feito por terceiros funciona como um backup tradicional, mas com uma equipe focada na gestão e na execução dos processos de cópia, controle e teste dos arquivos.

Essa política garante que o negócio sempre terá um time capaz de aplicar as melhores práticas do mercado conforme as demandas e o perfil da companhia. Assim, os profissionais internos podem direcionar os seus recursos para atividades estratégicas sem que a infraestrutura perca a sua confiabilidade.

Por que é importante tomar cuidado ao escolher o provedor de backup da sua empresa?

A escolha de um provedor de backups deve ser feita com muito cuidado. Afinal de contas, esses são os profissionais que lidarão com os seus arquivos e registros mais importantes: dados de e-mails, informações de sistemas de gestão e relatórios gerenciais são apenas alguns exemplos.

Por isso, o gestor deve estar atento quando for investir nesse tipo de serviço. Uma escolha confiável e robusta evita que a empresa não tenha as suas demandas atendidas. Além disso, reduz as chances de o negócio se manter funcional quando for necessário restaurar algum dado.

Em outras palavras, a escolha de um provedor de backups garante que a empresa terá acesso às abordagens mais modernas para a gestão de seus arquivos. As tecnologias empregadas terão bons recursos de segurança e validação de cópias. Com isso, todos os backups terão a integridade necessária para atender às demandas existentes.

O que fazer para escolher o melhor fornecedor de soluções de backup?

Para fazer uma escolha inteligente e voltada para as demandas da empresa, alguns passos devem ser tomados. Confira os meios ideais para encontrar alguém capaz de atender às suas necessidades com segurança!

Busque referências sobre empresas de backup na nuvem

Quando você for atrás de um fornecedor de soluções em backup, é bem provável que encontrará empresas que já têm clientes em sua carteira. Nessas horas, uma boa escolha é buscar o feedback desses consumidores.

Ter o apoio de referências orienta sobre como a empresa lida com demandas e momentos de alta carga de trabalho. Assim, você consegue fazer um investimento muito mais robusto. Afinal, ele será orientado pela opinião de quem já trabalha com o prestador de serviços.

Analise os níveis de armazenamento que serão necessários

Para identificar o que será contratado, um bom ponto de partida é avaliar a quantidade de dados que a sua empresa utilizará. Conforme o número de arquivos que for utilizado na política de backup, pode-se ter uma visão mais abrangente sobre o nível de espaço de armazenamento que será utilizado mensalmente. Isso será crucial para definir o seu plano de serviços.

Se essa análise não for feita corretamente, a empresa poderá contratar um plano que não sirva à sua real demanda ou que não ofereça o melhor custo-benefício. Dessa forma, o negócio terá algum tipo de prejuízo e baixo aproveitamento do investimento.

Atente para a segurança digital

A segurança digital é algo crítico em qualquer investimento em TI. Por isso, não deixe de considerá-la ao buscar um fornecedor de backups. Afinal, ele terá acesso aos seus arquivos mais importantes.

Identifique as funcionalidades de controle da ferramenta utilizada. Também avalie as práticas do prestador de serviços. Ele deve estar alinhado com os padrões do mercado e leis como a LGPD.

Avalie o SLA

O Service Level Agreement (SLA, ou Acordo de Nível de Serviço, em português) é o documento que limita o escopo de ação do prestador de serviços. Ele também auxilia a empresa a ter uma visão abrangente sobre o que será executado e quais os padrões de qualidade mínimos. Por isso, esse documento deve sempre ser considerado ao investir em qualquer fornecedor.

Avalie quais são os pontos do SLA e trabalhe para que ele seja moldado conforme o perfil da sua empresa. Negocie requisitos mínimos de qualidade a partir dos seus objetivos e demandas. Assim, você conseguirá ter mais segurança quando assinar o contrato.

Conheças as funcionalidades e as opções disponíveis

Para assinar um bom SLA, saber quais são as funcionalidades existentes e as opções disponíveis deve ser um dos primeiros passos ao entrar em contato com o fornecedor. Identifique quais são os recursos existentes, como eles podem ajudar você a ter mais segurança e a sua compatibilidade com a infraestrutura atual.

Além disso, avalie quais são os planos disponíveis. Esse cuidado auxilia a sua empresa a fazer um investimento completo. Cada detalhe do serviço será moldado avaliando a melhor forma de manter os seus arquivos seguros.

Toda empresa que já integrou a tecnologia ao seu dia a dia deve adotar uma política de backup de dados. Ela pode incluir itens como os seus e-mails, arquivos de projetos internos e até mesmo imagens das suas máquinas virtuais. Dessa maneira, a empresa evita que ataques e falhas de hardware levem a perda de arquivos e grandes prejuízos.

Se o negócio pretende investir em uma política desse tipo, considerando as melhores práticas do mercado, um bom caminho é a busca por um fornecedor de soluções em backup. Essa estratégia permite ao negócio integrar as melhores práticas sem deixar de manter o foco em rotinas estratégicas. Assim, você poderá entregar os resultados esperados e manter a sua infraestrutura com alta confiabilidade.

Quer saber mais sobre como um fornecedor de soluções em backup de dados pode ajudar? Então, fale com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Inscreva-se para receber nossas notícias