Maneiras de ter seus dados vazados que você não fazia ideia!

5 minutes to read

Expor a vida nas redes sociais se tornou um hábito comum, não é incomum ver pessoas divulgando sobre família e informações pessoais, sem entender o quanto uma simples foto pode causar um impacto catatônico em suas vidas.

Um exemplo simples, imagine que você comprou um ingresso para um show super requisitado, mas daí você posta foto com o código barras, sabia que outra pessoa pode ir assistir no seu lugar?

Obviamente existem questões que temos pouco conhecimento, ou acidentalmente divulgamos dados pessoais sem ter noção, quando publicamos uma foto de um contato novo de trabalho por exemplo, pode acabar divulgando informações, que para você, talvez não faça diferença, mas nas mãos de um hacker pode ser muito relevante.

Então para que isso não aconteça com você aqui vão dicas preciosas de especialistas no assunto segurança de dados e informações:

  • Verifique o fundo das fotos antes de tirar

Pode acontecer de você trabalhar em locais com mania de anotação, de senhas ou projetos novos, ao tirar uma foto nem todas as pessoas reparam no cenário ao fundo dela, o que pode causar um resultado embaraçoso e na pior das hipóteses, por algo inocente ter suas informações vazadas.

  • Ser fitness ou perseguido?

Algumas pessoas já se conscientizaram e vem se policiando, quanto a ter uma vida mais saudável, então compram aparelhos que monitorem batimentos e a saúde. Esse é nosso ponto de atenção na verdade, para você que não sabe, esse dispositivo pode permitir que outra pessoa te monitores ou extraia informações pessoais a seu respeito, como por exemplo o código de PIN de seu cartão de crédito.

Infelizmente o vazamento de dados e informações é cada dia mais comum, por descuido ou propositalmente, mas se você foi contrato e jurou lealdade a uma organização, nada de faltar com sua palavra, afinal não queremos uma demissão por justa causa não é mesmo?

  • Cuidado com informações ocultas:

Vale ressaltar que nem todas informações veem expostas, elas muitas vezes vem codificadas, por vezes até mesmo através de coordenadas, pegando como exemplo fotografias que muitas vezes incluem localização em tempo real, ou aplicativos como Uber, isso para nós cidadãos comuns talvez não represente ameaça, mas e para organizações ou mesmo o exército que precisa de sigilo sobre sua localização? Entende agora como são muito importantes os cuidados e o uso adequado de aparelhos?

  • Exposição excessiva em redes sociais:

Você já parou para analisar com muitos anúncios começam a aparecer para você depois de acessar determinado site ou produto? Por exemplo o mercado livre, dependendo do produto que você procura, ele entenderá que produtos como aquele ou semelhantes, são de seu agrado, então será comum em sua timelime começarem a surgir anúncios, justamente sobre aquilo.

Algumas pessoas deixam a vida muito exposta em redes sociais, como sua rotina, quantidade de membros na família e etc., essa exposição exagerada em redes sociais, facilita e muito a vida de hackers que queiram ludibriar você ou roubar informações, pois ao se passarem por outro alguém terão todas as informações a um clique de distância.

Como prevenir esse vazamento:

Antes de mais nada, vale dizer que o cuidado parte muito do individual, pois cada funcionário deve ter a noção básica de consciência para que o coletivo possa dar certo, aqui seguem alguns conselhos:

  • Quando for tirar fotos ou gravar vídeos nas dependências da empresa, verifique se não há nenhuma informação confidencial sendo exposta, se houver murais ou locais de anotação redobre os cuidados.
  • Certifique-se do ambiente em que está, principalmente o que está a sua volta.
  • Oculte contatos pessoais e comerciais em suas redes sociais
  • Antes de postar arquivos ou imagens, um conselho valioso é excluir os metadados
  • Cuidado quando inflar seu ego, do que fez e detalhes de como fez, afinal nem toda estratégia pode ser divulgada
  • Essa é uma dica importante, se você possui um serviço especializado que cuida da proteção de seus dados, eles serão de todo essências caso alguma informação seja vazada, para que você não fique na mão por tanto tempo
  • Certifique-se de que você tem cópias de segurança dos arquivos originais, verifique suas postagens e quais informações está cedendo, uma ferramenta de Cloud Backup e seguir as normas de segurança como a 3-2-1 pode ser um grande aliado.
  • Ferramentas de Antispam e Antivírus podem inserir uma camada de proteção a mais, em caso de um ataque ou farsantes que esteja se passando por outra pessoa, eles serão muito úteis.
Você também pode gostar