Conheça os melhores serviços de email corporativos e saiba qual contratar

Conheça os melhores serviços de email corporativos e saiba qual contratar 1
5 minutes to read

Apesar do crescimento das redes sociais e dos dispositivos móveis nas últimas décadas, o e-mail ainda é o principal canal de comunicação entre empresas e clientes, de acordo com o Email Statistics Report, feito pelo Radicati Group.

Além de possibilitar um serviço de e-mail com seu próprio domínio, o e-mail corporativo gera maior confiabilidade, aumenta a segurança durante a troca de mensagens, tem maior reputação na web, entre outras vantagens.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para tratar dos melhores serviços de e-mail corporativo, analisando algumas das principais vantagens de duas plataformas de e-mail: Zimbra e Gmail. Acompanhe e descubra qual é a melhor opção para sua empresa!

Zimbra

Vamos abordar brevemente as características principais do Zimbra. O software foi criado com o principal objetivo de se tornar um e-mail empresarial, possibilitando uma experiência única na troca de mensagens entre colaboradores, parceiros e fornecedores.

Além do recurso de e-mail, o Zimbra também oferece funções de calendário, mensagens instantâneas, lista de endereços, entre outras. Veja suas principais vantagens, a seguir.

Filtra mensagens de spam

Identificar e excluir cada mensagem de spam da caixa de entrada não é uma tarefa simples. É por isso que o Zimbra oferece a função de filtrar e-mails indesejados. Com isso, o usuário não precisa perder tempo classificando mensagens.

Proteção contra vírus

As mensagens são escaneadas antes de chegarem até sua caixa de entrada. Todos os e-mails com vírus são excluídos pra evitar uma possível invasão no computador da sua empresa. Além disso, você também tem o controle de escolher quais tipos de mensagens deseja receber.

Oferece uma experiência única

Além de possibilitar a sincronização com smartphones, iOS e tablets, beneficiando as pessoas que precisam de mobilidade no dia a dia, o Zimbra oferece uma experiência única para o usuário. Sua interface é prática e acessível, algo essencial para manter a produtividade da empresa. Também tem código aberto, possibilitando a customização completa.

Solução paga

Apesar do software ter sua versão gratuita, a solução paga, Zimbra Network Edition, oferece recursos indispensáveis para empresas, como pesquisa de arquivos no corpo do e-mail, suporte ao LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) e ao MS Active Directory e sincronização com o Outlook.

Gmail

O Gmail é uma das plataformas mais conhecidas do mundo. Desenvolvido pelo Google, o serviço gratuito conta com diversos recursos além da troca de mensagens, como logout remoto, chamadas telefônicas e extensões do Google Chrome.

Confira mais sobre o Gmail como e-mail corporativo, a seguir.

Armazenamento remoto

Uma grande vantagem do serviço do Gmail é a possibilidade de armazenar dados importantes. Ao enviar arquivos para a sua caixa de entrada, o usuário tem a chance de proteger informações e analisá-las sem precisar do seu computador.

Entretanto, o armazenamento remoto também tem uma desvantagem. Ao mesmo tempo que serve como backup, o serviço só funciona caso o usuário tenha acesso à internet. Sendo assim, mesmo sendo uma maneira prática de guardar documentos e dados, ainda é preciso contar com um serviço de armazenamento alternativo.

Interface eficaz

A interface do Gmail é um dos principais destaques do serviço. A caixa de entrada tem uma excelente visualização, cobrindo quase toda tela, barra de ferramentas, entre outros recursos, a fim de melhorar a experiência do usuário. Além disso, para facilitar a leitura dos e-mails, as mensagens são separadas por meio das conversas de cada usuário.

Limitações de espaço

A maior desvantagem do Gmail está relacionada ao espaço disponível para guardar informações. O serviço oferece 15 GB de armazenamento. Por mais que esse espaço seja suficiente para vários usuários com e-mails pessoais, costuma ser um obstáculo para empresas que precisam armazenar arquivos muito grandes.

Infraestrutura

Enquanto a infraestrutura do Zimbra é responsabilidade de cada parceiro que revende a solução, podendo dar informações mais aprofundadas sobre o armazenamento de dados, a do Gmail é totalmente de responsabilidade do Google. Isso é visto como uma grande desvantagem, já que não há como o usuário saber onde seus dados serão armazenados na nuvem. 

Antes de escolher entre os melhores serviços de e-mail corporativo, é fundamental conhecer as características das suas opções a fundo, para verificar qual mais se encaixa aos seus objetivos. Por mais que o Gmail seja o serviço mais popular, o Zimbra oferece mais oportunidades de customização, segurança e recursos indispensáveis para o trabalho do dia a dia, sendo, portanto, uma opção mais vantajosa para empresas.

Gostou deste post sobre os melhores serviços de e-mail corporativo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça os melhores serviços de email corporativos e saiba qual contratar

Deixe um comentário

Inscreva-se para receber nossas notícias