5 pontos de atenção sobre data center

5 pontos de atenção sobre data center

5 pontos de atenção sobre data center

Uma das características mais fortes das estratégias de negócio para os próximos anos está na gestão e processamento de dados pelas empresas. Para isso, pequenas, médias ou grandes empresas precisam contar com um data center de qualidade. Mas você sabe o que é data center?

Desenvolvidos para armazenar dados e informações dos mais diversos setores da empresa, como vendas, marketing, pós-venda, e também sobre clientes, fornecedores, entre outros, os data centers são essenciais para o acesso a esses dados para a realização de planejamentos e estratégias.

Explicamos agora, em detalhes, o que é data center, quais seus principais componentes, os tipos de data center existentes, as diferenças entre data center local e virtual e sobre os principais benefícios de um data center virtual para a empresa. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é data center

É possível definir um data center, de forma simplificada, como o local que processa e armazena os servidores de uma empresa, sendo responsável por gerir os dados gerados pelos sistemas utilizados pela empresa.

Sua função básica é manter os dados e sistemas seguros, oferecendo à empresa ferramentas de acesso restrito, de acordo com critérios definidos por ela e de forma que apenas a empresa e seus representantes tenham acesso, evitando invasões, perda de informações ou mesmo outras brechas de segurança.

Por meio de um data center, é possível desenvolver diversas estratégias de inteligência de negócio, como as seguintes:

  • definição de estratégias de prospecção e fidelização de clientes;
  • análises periódicas das atividades realizadas pela empresa;
  • levantamento e análise de gastos para estratégias de redução de custos;
  • avaliações de desempenho dos departamentos;
  • gestão inteligente das informações da empresa como um todo.

Saiba quais são seus componentes básicos

Quando falamos da estrutura básica de um data center, estamos tratando de todos os elementos, físicos e de sistema, necessários para que seja possível realizar a gestão de dados de forma eficiente e com qualidade. Para isso, são necessários alguns elementos básicos:

  • servidores — os servidores são a base de qualquer data center e, por isso, muitas vezes são confundidos com o próprio data center em si. Eles são computadores de alto desempenho, desenvolvidos para a execução de tarefas e atividades específicas, de forma contínua, sendo montados de acordo com as necessidades específicas de cada negócio ou projeto, o que os torna mais caros do que os computadores desktop tradicionais, que são projetados para executar tarefas diversas por menos tempo e com desempenho menor;
  • energia elétrica — a energia elétrica é outro fator de vital importância para um data center, afinal, ela é imprescindível para que os servidores possam funcionar de maneira contínua e segura. Por isso, é necessário que se tenha uma rede elétrica planejada e que conte com redundância, como geradores e no-breaks, já que o data center deve funcionar ininterruptamente;
  • refrigeração — a refrigeração também é fundamental para o funcionamento correto de um data center, já que são computadores de muita potência, ligados de forma ininterrupta, operando em temperaturas que podem ultrapassar os 50º C e, caso não sejam resfriados de forma correta, podem causar danos aos equipamentos e até gerar incêndios;
  • telecomunicações — os data centers são equipamentos conectados e que devem estar disponíveis para acesso sempre que necessário. Por isso, é importante que haja um sistema de telecomunicações estável e contínuo, em geral por meio de fibra óptica, para conexão direta ou por meio da internet;
  • segurança — por último, é fundamental que o data center esteja seguro, já que em geral são processados dados confidenciais e de grande importância estratégica para o negócio, sendo por isso importante adotar softwares e estratégias de segurança de dados para sua proteção.

Entenda quais tipos de data center existem

Como você pode concluir, contar com um data center na empresa é importante, mas muitas vezes exige investimento em equipamentos e pessoal que a empresa não pode ou não quer fazer. Por isso, existem 2 tipos principais de data center atualmente: o data center local, administrado pela própria empresa, e o data center virtual, operado por uma empresa externa, como é o caso da Amazon.

No data center local, os custos de equipamentos, energia elétrica, refrigeração, telecomunicações e segurança, além dos profissionais especializados, são totalmente da empresa. 

Já no data center virtual, operado por uma empresa prestadora de serviços, essa infraestrutura é oferecida como um serviço para sua empresa, que conta com segurança e qualidade, além de custos mais baixos do que a opção interna.

Conheça os benefícios de um data center virtual para a empresa

Agora que você conheceu melhor os detalhes dos data centers local e virtual, é interessante também saber alguns dos benefícios oferecidos pela adoção de uma solução terceirizada. Os principais benefícios de um data center virtual são os seguintes:

  • estabilidade de infraestrutura;
  • ganho de escalabilidade e personalização;
  • utilização de tecnologias modernas;
  • redução de custos.

Veja como escolher o melhor data center

Por último, é interessante também saber alguns aspectos que você deve considerar no momento da escolha do data center para sua empresa. Caso opte pela utilização de um data center virtual, pelas vantagens e benefícios que citamos acima, é necessário prestar atenção em alguns elementos na hora de avaliar e escolher o melhor data center. Confira alguns pontos importantes:

  • analise a credibilidade do provedor;
  • informe-se sobre os pacotes de serviços;
  • avalie a infraestrutura oferecida pelo fornecedor;
  • avalie o suporte prestado.

Como é possível concluir, a escolha e a adoção de um data center virtual são opções excelentes para a empresa, já que permitem obter estabilidade da infraestrutura, garantir escalabilidade sem abrir mão da personalização, contar com tecnologias mais modernas e ainda reduzir custos.

No entanto, para garantir que sua empresa conte com a melhor solução em data center virtual, é fundamental fazer uma escolha técnica e consciente. Para isso, é interessante contar com os serviços de uma empresa especializada e de credibilidade, como a Unodata.

Especializada em serviços de tecnologia na nuvem, a Unodata oferece serviços que incluem backup de arquivos para empresas, soluções customizadas de segurança e proteção de dados e soluções para e-mails corporativos.

O que você achou de entender o que é data center, de compreender melhor quais seus principais componentes, de saber quais os tipos de data center existentes, as diferenças entre data center local e virtual e de entender os benefícios de um data center virtual para a empresa? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja contar com o suporte especializado da Unodata, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Sign up to our newsletter!