Qual o profissional de TI que as empresas buscam?

6 minutes to read

Há um tempo atrás quando, quando a profissão de TI despontou no mercado global, esperávamos e empresas inclusive até exigiam, profissionais de cunho técnico, com seu cotidiano ligado inteiramente em apagar incêndios pontuais de outros setores, afinal era crucial que estes conseguissem suprir a demanda interna técnica que lhe era exigida. Com a advento das revoluções tecnológicas globais, mapeamentos de sistema e impulsionamento de inteligências artificiais, surgiu o conceito de um mundo VUCA ( Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) que trouxe à tona a velocidade e volatilidade de eventos e processos, pautados na teoria de Bauman de tempos líquidos, esse conceito e as evoluções e digitalizações de processos impactou diretamente a área de Tecnologia da Informação, que teve que amadurecer seu mercado e bases tecnológicas para suprir as atuais exigências do mercado, com efeito essa mudança curricular, culminou na visão geral destes profissionais, desta maneira o profissional de TI deixou de ser um quebra galho, voltado somente a problemas tecnológicos e passou a ter influência e poder de decisão dentro das organizações, aqui você poderá observar o que as empresas esperam dos profissionais de TI atuais.

  • Enfoque em execução e gerenciamento de processos:

É válido dizer que a cultura do profissional de TI não és estática, afinal pessoas envolvidas neste meio estão em constante modificações que proporcione uma maior produtividade. Hoje em dia um dos maiores desafios da área de TI atualmente, é a implementação de projetos nas organizações, afinal é necessário o foco estratégico e planejamento adequado para a aprovação destes projetos nas organizações. Então é necessário um enfoque e gerenciamento de processos para evitar falhas na execução. Ou seja, o profissional que o mercado procura atualmente vai muito além de do técnico, exigindo habilidades de atuação, se empenhando do inicio ao fim no que se dispor a fazer, essas é uma das soft skills mais importantes para pessoas da área.

  • Flexibilidade:

Atualmente com a mescla de gerações no mercado de trabalho, é difícil encontrar profissionais desconstruídos e que não engessados e apegados tanto ao passado e processos mecanicistas, afinal quando se ingressa na área de TI um perfil rígido e pouco aberto a inovações e facilitações dificultará seu crescimento profissional e pessoal dentro da área, então é essencial não estar preso a metodologias e processos, afinal é cada vez mais exigido experiência e inovação na área. Então é fundamental que estes saibam lidar as adversidades, contratempos e imprevistos de maneira ágil e tática.

  • Liberte-se da Zona de Conforto:

Quando se decide mergulhar nesse universo, é necessário que o profissional desta área nunca fuja da possibilidade de novas metodologias de novos métodos, buscando sempre pensar fora da caixa, portanto, não limitar-se em sua zona de conforto, ainda mais se tratando da área tecnológica que sofre constante manutenções, portanto ousar e arriscar são dois elementos importantes na fórmula que constitui o profissional de TI.

  • Relações além das máquinas:

Por mais que de a vida de profissionais dessa área, seja a maior parte delas voltadas às máquinas, a integração com outros departamentos é importante, então mais do que lidar com logaritmos e funções, lidar com outras pessoas ainda é indispensável para ter uma empresa respeitosa e eficiente no que diz respeito a comunicação. Para aqueles que são interessados o cargo de gestão de Tecnologia da Informação, deve-se ter em mente que a comunicação é um poderoso aliado para ter uma equipe alinhada, com informações transparentes e claras, sem ruídos ou entendimentos ambíguos.

Além da comunicação, ser um bom ouvinte, sendo capaz de estar atualizado dos desafios e compreender demandas que surgem nas organizações. Sendo capaz de repassar informações de maneira concisa, sem apelar para teor técnico e usando sempre de um lado humanizado para tal, observando avanços e usando de meios para atingir a pontar resultados reais.

Você pode encontrar profissionais diferenciados e que apesar de lidar com máquinas são capazes de ter um tratamento extremamente especializado e humanizado na Unodata.

  • Atualização e estudos constantes:

Métodos e progressos surgem constantemente, o que faz com que o profissional do TI esteja apto e disponível para atualizações     , profissionais que se sentem satisfeitos e estagnam em seus conhecimentos, acabam sendo atropelados quando uma nova onda de conhecimento que surge e nem sempre consegue se sustentar em sua função por estarem ultrapassados e constantemente desatualizados.

Na Unodata, você pode encontrar as soluções mais inovadores e atualização durante de soluções práticas com ferramentas como o Antispam Unodata ou Zimbra.

  • Visão sistêmica e estratégica:

Se no passado o profissional dessa área tinha que preocupar-se somente com seu setor, agora ele precisa ter habilidade e conhecimento e visão sistêmica, conhecendo processos e etapas do negócio, apontando eventuais soluções estratégicas. Por isso é tão falado sobre a integração de setores, o TI será a ponte para isso, sendo o facilitador de processos que possam promover cada vez mais essa integração.

Essas são apenas algumas das principais necessidades das empresas hoje em dia neste setor, então se quer ser um diferencial no mercado, comece a praticar desde já, afinal quanto mais souber sobre o assunto maior destaque você terá em sua área de atuação.

Mas claro que para ser um profissional diferenciado, você terá que contar com as ferramentas certas para não ter dores de cabeça e além disso conseguir impressionar sua diretoria com a qualidade e eficiência destas, empresas como a Unodata são autoridade no assunto email e segurança de dados, afinal são parceiros oficiai Zimbra no Brasil e contam um antispam totalmente personalizado e funcional, então se você está buscando qualidade, estabilidade, suporte humanizado e que resolve de fato seus problemas está esperando o que pra marcar um bate papo com a gente? Para conversar melhor com nossa equipe basta clicar aqui para agendar uma data.

Você também pode gostar