Segurança no e-mail corporativo: saiba como proteger seus dados!

Segurança no e-mail corporativo: saiba como proteger seus dados! 1
3 minutes to read

Os sistemas de comunicação por mensagens virtuais foram criados quase em conjunto com a própria internet. A partir disso, eles foram se aprimorando ao longo dos anos, tornando-se hoje a principal forma de contato para várias pessoas e organizações. Nesse contexto, garantir a segurança no e-mail corporativo é de extrema importância para que os dados do seu negócio não vazem e caiam nas mãos de pessoas erradas.

Para ajudar você a proteger os seus dados de forma eficiente, trouxemos neste artigo algumas dicas práticas sobre como manter a segurança no e-mail corporativo. Se interessou? Então, continue lendo!

Evite a troca de mensagens confidenciais

Não é de hoje que vários profissionais utilizam serviços de e-mail para enviar e receber dados confidenciais, seja no corpo da mensagem, seja por meio de anexos. Contudo, o que muitos não sabem — ou negligenciam — é que essa atitude é muito perigosa e precisa ser evitada.

Ao compartilharmos dados sigilosos em redes públicas, hackers podem facilmente obter as informações que foram enviadas pelo computador, por exemplo. Basta que se configure um dispositivo para atuar como um tipo de equipamento de rede, interceptando a comunicação.

Uma forma simples de impedir esse processo é enviar mensagens criptografadas, além de ter mais cuidado ao escolher o que pode ser enviado por mensagens.

Reforce a segurança do acesso dos colaboradores

Outra estratégia que precisa ser adotada para se garantir a segurança no e-mail corporativo é utilizar a autenticação em dois passos. Esse método foi criado para garantir a identidade das pessoas que acessam um sistema ou site por meio de mídias diferentes.

Ele funciona da seguinte forma: quando um login for realizado por um dispositivo que não é conhecido, o sistema exige uma camada adicional de verificação. Nessa segunda etapa, o funcionário recebe (por SMS, e-mail ou aplicativo) um código especial para que sua identidade seja confirmada. Só depois disso o acesso é liberado.

Evite a troca de mensagens importantes nos chats corporativos

Sabemos o quanto as redes sociais trouxeram uma maior interação entre todas as pessoas, seja no âmbito familiar, seja social ou profissional. É preciso, contudo, que se evite a troca de mensagens importantes em chats corporativos.

Se os colaboradores e gestores da organização vierem a postar seus e-mails corporativos em locais de muita visibilidade — como no corpo de uma mensagem, por exemplo — fica fácil de qualquer pessoa acessar e usar aquele endereço de e-mail para fins maliciosos. Portanto, evite colocar suas informações em locais que não tenham restrições de visualização. O ideal, na verdade, é optar por enviar informações e e-mails somente por mensagem ou chat privados.

Enfim, a proteção das informações dentro de uma empresa deve ser o principal fator na hora de conduzir um negócio para que se evite ter maiores prejuízos, como perda de lucratividade ou até a extinção do empreendimento. Por isso, para garantir a segurança no e-mail corporativo, de fato, a melhor opção é contar com um suporte especializado para ajudá-lo. Assim, você contará com as melhores ferramentas possíveis para proteger o seu negócio!

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de mais temas interessantes como esse? Então, aproveite para curtir agora mesmo a nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Inscreva-se para receber nossas notícias