Soluções de TI: você realmente sabe o que está procurando?

5 minutes to read
Soluções de TI: você realmente sabe o que está procurando? 1

Você já parou para pensar em quantas vezes nós seres humanos nos sujeitamos a coisas e situações, utilizando de recursos que nem sempre nos atendem nem mesmo nas funções básicas que procuramos? Quantas e quantas vezes a gente acha que encontrou algo devidamente eficiente e de repente se depara com mais dores de cabeça. Softwares ou soluções que atendem uma necessidade por vez e nos fazem implementar tantas outras. O que no fim era um sonho eficiente de redução de custos se torna um pesadelo que acaba custando caro, não só no preço pago, que se torna um desperdício, mas também em suas poucas funções.

Mas então onde está o problema nessa equação? Onde está o erro? Porque a solução que contratei não me atende?

Antes de se fazer todos esses questionamentos, existe um só que deve ser o primeiro a ser feito: Eu sei exatamente o que quero e o que estou procurando?

Talvez, nesse momento você torceu o nariz e está indignado, ou se sentindo desafiado, mas queria causar essa indignação para que você entenda que muitas vezes nós aceitamos o que é oferecido, sem pesquisar ou consultar todas as opções. Não é porque algo é economicamente viável no início, ele garante que durante todo o processo será assim, afinal já ouviu aquele ditado que diz: o barato sai caro? Pois bem, é exatamente isso, muitas vezes buscamos algo que solucione um problema presente, pensando nos custos que aquilo terá, contando e se concentrando apenas no orçamento, quando na realidade, o foco deveria estar na qualidade do serviço que aquela solução irá proporcionar. É necessário pensar no que essa economia lhe custará a longo prazo, se terei auxílio caso tenha dúvidas ou problemas. Grandes empresas se focam muito na venda e se esquecem do cliente no pós-venda.

Então aqui seguem alguns conselhos para você realmente entender suas necessidades, compreender o que procura e transmitir com clareza durante a compra:

  • Não temos tanta liberdade financeira como obviamente gostaríamos, mas uma coisa muito eficiente a ser feita é uma projeção que relaciona o serviço atual com os processos e permite concluir se daqui há algum tempo esse serviço continuará atendendo as suas necessidades, pois pode ser que ele fique “desatualizado” e consequentemente menos eficiente ao modelo de negócio da sua empresa. Então como já dito anteriormente, pode até parecer mais custoso implementar soluções robustas, mas se ela tiver integração de plataformas usuais do seu trabalho, garantir segurança e eficiência, não é mais fácil, ágil e menos oneroso?

Por exemplo: Suponha que você tem um serviço de e-mail, mas obviamente é necessário um anti-spam eficiente para que mensagens indesejadas sejam retidas, diga-me existe uma solução que contém o anti-spam que você precisa, existe outra porém que é mais barata e não contem um anti-spam eficiente, então optando pela solução de e-mail mais barata e depois contrato um anti-spam a parte também barato para lhe atender, surge uma única dúvida para isso que é, até quão eficiente essas duas soluções que você paga a parte serão? Meu conselho aqui é, preço é importante sim, entretanto funcionalidades são ainda mais.

  • Antes de buscar por uma solução eu preciso compreender, o que eu preciso nesse momento? Quais funcionalidades são essenciais no serviço? Eu terei auxilio suficiente caso tenha problemas com ela? Ferramentas de maneira geral necessitam de alterações e suporte aqui ou ali, mas saber se terá um suporte e atendimento humanizado também deve ter grande peso na sua decisão, pois um suporte rápido, eficiente capaz de captar o problema rápido e resolvê-lo com maestria é um serviço indispensável que deveria estar no topo da sua lista, então antes de mais nada você precisa saber se terá amparo mediante suas dúvidas
  • Por último fica aqui duas questões sobre precificação que são importantes, pois você deve analisar o que há de funcionalidade adicional e se ela é paga, para analisar o quanto do barato é realmente barato ou somente fachada para cobranças adicionais ou multas contratuais, meu conselho é, avaliar soluções que tenham as funções que você procura e avaliar bem questões contratuais para a contratação, outra chamada de atenção igualmente importante é a questão de burocracia e variação cambial, pois o que no momento pode parecer mais econômica, num momento de crise devido a oscilação da moeda acaba por tornar-se um custo a mais.

Então mais que preço, muito além de funções, mais ainda que suporte ou defeitos de uma ou outra solução, você usuário e cliente precisa saber exatamente o que deseja, pois isso será um forte aliado no seu processo decisor de contratação de uma solução eficiente.

Você também pode gostar