Zimbra: Quais as principais diferenças da versão Open-Source em relação a Network Edition?

3 minutes to read

Zimbra: Quais as principais diferenças da versão Open-Source em relação a Network Edition? 1

O zimbra é uma das suites colaborativas mais utilizadas no mundo, com o projeto iniciado em 2005 pela Zimbra Inc. e posteriormente adquirida por outras empresas como Yahoo!, VMWare e Synacor, consecutivamente, possui milhões de usuários, sendo empresas de todos os portes, comércios locais, orgãos governamentais e provedores de serviços de email.
A suite colaborativa está disponível em duas versões principais: a versão OSE(Open-Source Edition) e NE(Network Edition), e, estamos aqui para apresentar as principais diferenças de ambas as versões.

Zimbra OSE

A verão OSE é livre para uso, podendo ser baixada e utilizada gratuitamente em seu servidor, as principais vantagens de utilizar a versão open-source são:
-Provisionamento rápido do serviço de e-mail
-Custo zero
-Gestão das caixas de e-mail
-Administração simplificada
-Integração com bate-papo(Chat)
-Interface ajax e html (para navegadores obsoletos, como por exemplo internet explorer)

O custo é zero apenas para o licenciamento, mas o administrador deve ser responsável por fazer a instalação em um equipamento adequado para suportar toda a demanda do serviço. Além disso, deve ter link de internet redundantes para não deixar de enviar/receber e-mails em caso de indisponibilidade.
Deve ter uma infra-estrutura capaz de manter backup seguro e confiável do ambiente para que possa ser restaurado quando quer que necessário.

A empresa responsável pelo Zimbra espera aumentar as contribuições da comunidade de código aberto e aumentar a compatibilidade com outros projetos de código livre, para que clientes, parceiros e usuários finais recebam maior benefício da integração em todo o ecossistema de software de código aberto.
O Zimbra possui uma interface bem amigável e redesenhada para que a experiência de usuário final e administrador seja a melhor possível, apresentando uma Ui bem simplificada.
Atualmente o Zimbra open-source está disponível em sua versão 8.8.15, tendo alguns pontos cruciais de desvantagens em relação a versão Network Edition.

Zimbra NE

O Zimbra Network Edition é a versão paga do zimbra, possuindo diversos adicionais e vantagens em relação a versão OSE, e suas principais vantagens e pontos fortes são:

-Zimbra Backup e Restore pelo painel de administração
-Zimbra ActiveSync
-Mobile Sync para IOS e Android
-Buscas por anexo no corpo do e-mail
-Interface totalmente customizável e white-label, perfeita para deixar os e-mails, login e administração com a logo e cores de sua empresa
-Versão 9.x, totalmente remodelada e com uma interface polida e moderna
-Suporte oficial da empresa que fornece o Zimbra NE
-Ao contrário dos concorrentes com plataformas fechadas, o Zimbra 9 é flexível em relação a integrações, permitindo conectar-se ao Zoom, Slack, Dropbox e muito mais
-Zimbra Drive
-Zimbra Docs
-Zimbra Connetor
-Acessível através da web no celular, com interface responsiva.

Existem duas formas de adquirir e utilizar a versão Network Edition, comprando uma licença no site oficial do Zimbra, ou adquirindo um serviço de email na nuvem fornecido por empresas parceiras.
Nós da Unodata somos parceiros oficiais zimbra no Brasil, se quiser conhecer melhor a versão network Edition,
em um ambiente altamente protegido com uma camada adicional de antispam e de alta disponibilidade na Aws, Clique Aqui!

Em nosso site também preparamos um tutorial bem bacana sobre como instalar a versão open-source do Zimbra, para acessar o tutorial CLIQUE AQUI!

Você também pode gostar