
Desde que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor, as empresas brasileiras passaram a conviver com uma nova realidade em seus orçamentos anuais: proteger os dados pessoais.
A cada ano cresce mais a indústria ilegal de venda de dados pessoais e dados sensíveis. É possível enxergar uma realidade que poucos falavam a respeito: segurança da informação não é custo, é investimento.
Algumas empresas passaram a usar a privacidade como diferencial competitivo na venda de produtos e serviços. Tanto a Apple fora do país quanto o Itaú, no Brasil, passaram a veicular comerciais e campanhas usando a proteção de dados pessoais como um ativo e um diferencial competitivo no mercado.
Um dos grandes desafios para as empresas é ter uma visão geral dos dados pessoais e seus fluxos nos processos de negócios. No futuro, mais empresas estarão perdendo oportunidades de expansão e desenvolvimento pela falta de conformidade e cuidado com dados pessoais.
Agora é importante a maturidade e movimento do mercado para que as empresas tenham mais segurança e cada vez mais os profissionais de proteção de dados trabalhando pela conscientização do tema na sociedade.
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