Um antivírus ajuda muita gente, e dois antivírus? Ajuda ou atrapalha?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Conteudos

Usar mais de um antivírus parece ser uma boa ideia para manter o computador seguro, certo? Errado! A prática não reduz o risco de ataque por ransomwares, adwares, spywares, ou trojans bancários e ainda pode piorar a performance do dispositivo. Veja alguns motivos.

Os programas passam a disputar possíveis arquivos infectados entre si. A aplicação A encontra um item que considera perigoso e envia uma cópia para a quarentena. Em seguida, o app B acha a cópia em A e realiza uma réplica dela para colocar em quarentena. O software A não identificará a cópia de B como algo já existente e fará uma nova réplica e isso acontecerá em looping, e isso utilizará alguns recursos desnecessariamente, podendo acarretar em perda de performance.

Um antivírus atua inspecionando e escaneando, em tempo real, todos os pontos de possíveis infecções, como as entradas do computador e os sites da web. A existência de dois ou mais programas realizando o mesmo monitoramento constante pode gerar sobrecarga e, consequentemente, lentidão. Com isso,  o hardware pode ser forçado ao limite, resultando em comportamentos indesejados e travamentos online e offline.

Outro possível problema é que um programa interfira no outro, aumentando, inclusive, a vulnerabilidade ao excluir arquivos necessários. Os antivírus monitoram e enviam informações sobre o sistema e, por isso, podem ser considerados por outras aplicações do gênero como um programa suspeito.

Proteja sua empresa e sua equipe, conheça nossas soluções sobre segurança de dados no link: https://www.unodata.com.br/